Pular para o conteúdo principal

Câmara aprova, com emendas da bancada do NOVO, MP do Ambiente de Negócios (VIDEO)

Atualmente, o Brasil ocupa o 124º lugar no ranking do Doing Business, do Banco Mundial, que compara a regulamentação dos negócios e a proteção dos direitos de propriedade de 190 países. Essa posição, contudo, tende a melhorar com a aprovação da Medida Provisória 1040/2021, ocorrida nesta quarta-feira, 23, no Plenário da Câmara dos Deputados. 

NOVO na Câmara

A bancada do NOVO emplacou sete emendas no texto do relator e considera a MP do Ambiente de Negócios positiva para o País, já que vai atrair investimento estrangeiro direto por meio de um melhor ambiente institucional.


A MP propõe 20 medidas de melhoria do ambiente de negócios. Deste total, 19 têm como foco cinco tópicos do Doing Business. As alterações propostas pelo texto promovem melhoria e simplificação na abertura e no funcionamento de empresas, na proteção a investidores minoritários, na execução de contratos, na obtenção de eletricidade e no comércio exterior. O principal objetivo da proposta é elevar a competitividade da economia brasileira.

Entre as facilidades promovidas pela MP está a dispensa da cobrança de informações em duplicidade em inscrições fiscais, o que deve reduzir o número de procedimentos para a abertura de empresas, e a eliminação da necessidade de análise de endereço e pesquisa prévia quanto ao nome da empresa. Além disso, a padronização das classificações de médio risco vai facilitar a emissão de alvarás de funcionamento, o que deve desburocratizar a abertura de empresas nesses segmentos.

Para o deputado Alexis Fonteyne (NOVO/SP), vice-líder da bancada do NOVO, o Brasil precisa ser competitivo para não ser engolido pelo resto do mundo. “Ao aprovar esta medida, estamos ampliando a capacidade das pessoas poderem empreender, trabalhar e focar nos seus negócios. Criamos um ciclo de oportunidades e emprego que tem como consequência a inclusão social produtiva.” Deputado Federal Alexis Fonteyne (NOVO/SP), vice-líder da bancada.
Emendas do NOVO

O relator acatou sete emendas sugeridas pela bancada do NOVO. A emenda da deputada Adriana Ventura (NOVO/SP) garante que as companhias fechadas possam escolher publicar e divulgar seus atos na internet, ou arquivá-los no registro do comércio. A sugestão contribui com a redução de custos, com a modernização do ambiente de negócios, e impacta positivamente as empresas.

Duas sugestões propostas pelo deputado Alexis Fonteyne (NOVO/SP), vice-líder da bancada, foram inseridas no texto. A primeira permite a substituição de documentos por sua versão eletrônica e garante que quando mantidos em meio eletrônico, tenham sua validade garantida. A segunda impede que ocorra qualquer ruído em relação à aplicação do regime de proteção de dados ao Sistema Integrado de Recuperação de Ativos (Sira). O objetivo é dar maior segurança jurídica às operações com tratamento de dados, de modo que eventuais ações que envolvam o Sira não precisem discutir a extensão de aplicabilidade da Lei Geral de Proteção de Dados.

O deputado Paulo Ganime (NOVO/RJ) é autor de duas emendas à MP do Ambiente de Negócios. Uma das propostas da medida é a modificação de questões relacionadas ao entendimento da origem de mercadorias obtidas a partir da exploração do leito do mar ou do subsolo marinho. A emenda do deputado resguarda a origem dos recursos marinhos eventualmente oriundos de águas internacionais cuja exploração foi devidamente autorizada pela Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos.

Ganime também alterou o texto da MP no que se refere à realização de assembleias gerais. A nova redação se limita a permitir que o colegiado determine o adiamento de assembleia geral, por até 30 dias, em caso de defeito informacional não suprido em tempo hábil pela Comissão.

Outras duas emendas acatadas pelo relator são de autoria do deputado Tiago Mitraud (NOVO/MG). Uma emenda incorpora o entendimento do Supremo Tribunal Federal que a suspensão do exercício profissional pelo não-pagamento da taxa de anuidade consiste em sanção política que afronta princípios constitucionais. Outra emenda dispensa a exigência de concurso público para tradutor e intérprete público, que poderá ser substituído por certificações nacionais e internacionais. A medida permite uma maior flexibilidade da oferta do profissional de tradução e interpretação e garante a manutenção de requisitos mínimos de qualidade definidos pelo Ministério da Economia.

“O texto do relator é fruto, em parte, de emenda que apresentei com o objetivo de abrir o mercado para que indivíduos que precisam ir ao exterior e empresas que precisam comercializar com o exterior tenham mais acesso aos serviços de tradução juramentada”, explicou Mitraud. Para ele, é preciso ter mais profissionais exercendo a função, o que vai consequentemente abrir as portas do Brasil para o comércio internacional e para o intercâmbio de estudos.

A Medida Provisória 1040/2021 segue para análise no Senado Federal.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist