NOVO na Câmara
Em entrevista coletiva, os parlamentares do NOVO afirmaram que a decisão objetiva impulsionar uma renovação na Casa. “O Brasil merece mais. Pretendemos trazer independência de atuação para os parlamentares, promover uma retomada social, econômica e sanitária a curto prazo e, no médio e longo prazo, contribuir para a aprovação das reformas e a promoção do desenvolvimento do País”, afirmou van Hattem.
O manifesto conta com assinatura de parlamentares de diversas legendas. Entre os compromissos listados como pré-requisitos para apoio a um candidato, estão a reforma do Regimento Interno da Casa, organização dos trabalhos legislativos, reforma administrativa da Câmara e pautas matérias relevantes para a recuperação do Brasil. Nenhum candidato se comprometeu com o manifesto.
O líder da Bancada do NOVO na Câmara, Paulo Ganime (RJ), lembrou que esta é uma alternativa às demais candidaturas. “Acreditamos que haja mais deputados, de diversos partidos, alinhados com o que propomos e nós oferecemos uma opção para aqueles que hoje não se sentem contemplados pelas candidaturas anunciadas até o momento”, disse. Ele destacou, ainda, que o NOVO não surgiu na política para fazer o de sempre, surgiu para fazer algo diferente. ”Que a independência seja o norte do Parlamento nos próximos dois anos.”
COMPROMISSO NO COMBATE À CORRUPÇÃO
Em sua fala, a deputada Adriana Ventura (SP) salientou a importância de a Câmara ter um presidente que se comprometa com o combate à corrupção. “Tivemos um ano difícil em 2020, de muita dor, para as mais de 200 mil famílias que perderam entes queridos. A principal das razões dessas perdas é a corrupção. Bilhões foram desviados da saúde. Corrupção mata”, disse.
Durante o evento, a bancada do NOVO se solidarizou com a população de Manaus, que viu seu sistema de saúde entrar em colapso com os piores índices registrados na pandemia da COVID-19.
O vice-líder do NOVO na Câmara Vinicius Poit (SP) afirmou que a decisão da Bancada de anunciar um candidato exige coragem. “Essa não é uma candidatura somente da Bancada do NOVO, mas de todos aqueles que querem mudança e diálogo no Parlamento” pontuou. Ele afirmou que o NOVO tem uma bancada de apenas oito deputados, mas construiu muitas pontes ao longo desses dois anos de atuação na Câmara dos Deputados, na discussão e aprovação de propostas importantes como a Reforma da Previdência, o Marco Legal do Saneamento Básico, o Marco Legal das Startups, o GovTech e a Telemedicina. “Somos combativos, mas também somos conciliadores. Apresentamos e relatamos diversos projetos, sempre em colaboração com outros deputados e partidos.”
PERFIL
Vice-líder da Bancada do NOVO na Câmara, Marcel van Hattem, 34, é bacharel em Relações Exteriores, tem especialização em Direito, Economia e Democracia Constitucional. É Mestre em Ciência Política pela Universidade de Leiden na Holanda, e em Jornalismo, Mídia e Globalização pelas Universidades de Aarhus, na Dinamarca, e de Amsterdã, também na Holanda. Durante o período em que viveu no Europa atuou na divisão internacional do Ministério dos Assuntos Econômicos, Agricultura e Inovação do Reino dos Países Baixos, em Haia.
Foi vereador e deputado estadual no Rio Grande do Sul. Em 2019, atuou como o primeiro Líder da Bancada do Partido NOVO na Câmara dos Deputados e se candidatou à presidência da Casa pela primeira vez. Obteve 23 votos.
A atuação parlamentar de van Hattem é conhecida pela defesa da liberdade econômica, da transparência e o combate firme a ideologias corruptas e ultrapassadas. É membro titular das comissões de Fiscalização Financeira e 2º vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, além de integrar o ParlaSul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário