Nesta semana, recebemos na CCTI o Prof Dr Brito Cruz, Diretor Científico da Agência FAPESP, para falar sobre a necessidade de um Plano Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação para o estado de São Paulo.
Sergio Victor | Deputado Estadual (NOVO-SP)
O PDCTI tem como objetivo coordenar as políticas públicas para aumentar o impacto social, econômico e científico do sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação - CTI no estado. Para isso é necessário planejar, através de um Conselho estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação - CTI, as ações integradas que irão solucionar as necessidades do setor público, aliando a pesquisa científica da academia e a expertise do setor privado de tecnologia e inovação.
Vale destacar também o papel das startups geradas nos parques tecnológicos das universidades públicas do estado. As mais de 700 startups originárias da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas, empregam 31 mil pessoas e irão faturar cerca de 8 bilhões de reais neste ano.
Em relação aos fatores limitantes de CTI no nosso estado, temos:
- Lidar com a Burocracia administrativa nas pesquisas.
- Candidatos Bolsistas de excelência.
- Experiência, convênios e cooperação internacional.
- Alcance ainda limitado da produção científica na comunidade internacional.
Precisamos trabalhar no auxílio legal e operacional do sistema estadual de CTI que trará importantes soluções aos serviços públicos que atendem a sociedade paulista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário