Pular para o conteúdo principal

Bancada do NOVO quer que presidente da Codevasf esclareça irregularidades em repasses de recursos

A bancada do NOVO na Câmara apresentou, nesta terça-feira, 11, requerimento de convite do presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Andrade Moreira Pinto, para prestar esclarecimentos sobre supostas irregularidades em repasses de recursos federais para municípios, com a finalidade de obter implementos agrícolas, e em contratos de asfaltamento. O convite foi feito no âmbito da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.

NOVO na Câmara

A bancada do NOVO entende que as denúncias apresentadas pelo jornal Estadão, de um suposto esquema envolvendo emendas do orçamento, são graves e precisam ser apuradas. “Sempre nos pronunciamos contra o mau uso de emendas e é papel desta Casa Legislativa apurar o caso. Felizmente, agora está sendo mais abordado. Esta relação espúria e pouco transparente entre Poderes e seus membros precisa acabar”, disse o autor do requerimento na Comissão, deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS).

“É necessário apurar os indícios de superfaturamento e aplicação ilícita do dinheiro do pagador de impostos”, frisa o líder da bancada do NOVO, deputado Vinicius Poit (SP). “Fiscalização, controle, transparência e prestação de contas são princípios fundamentais que devem ser respeitados”, completa.

Em reportagem publicada pelo jornal Estadão, em 8 de maio, foram apresentadas denúncias de transferências de recursos operacionalizadas pela Codevasf a determinados municípios por indicação de parlamentares que, sob o pretexto de promover a compra de implementos agrícolas e operações conexas, poderiam abranger compras com indícios de sobrepreço.

Segundo o jornal, os valores repassados pelo CODEVASF aos municípios continham valores até 259% superiores aos valores de referência supostamente fixados pelo governo. Outra notícia, veiculada pelo Estadão em 11 de maio, sugere que parte dos recursos indicados por parlamentares estariam sendo utilizados para financiar contratos de asfaltamento cujas licitações teriam sido consideradas irregulares pela área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU).

Os questionamentos, a serem apresentados em audiência pública com a presença do presidente da Codevasf, envolvem os fatos noticiados nas matérias jornalísticas, e outros, relacionados aos procedimentos de fiscalização e controle executados pela entidade, suas fontes de recursos e os protocolos que balizam a definição das cidades destinatárias de ações e repasses.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daniel José: o que eu fiz pela Educação na ALESP

Em 2019 tive a oportunidade de fazer muito pela educação: Participei da CPI das Universidades, da Comissão de Educação e Cultura também faço parte do Conselho Consultivo da USP. Além disso, protocolei o Projeto de Lei ICMS educacional. Daniel José | Deputado Estadual (NOVO-SP) 2020 será um ano de muitas mudanças positivas para a educação de São Paulo e sinto-me honrado em fazer parte disso. Vamos com tudo! Polo Azul (Masculina)

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta