Pular para o conteúdo principal

Somente 10 vereadores de BH se posicionam sobre novo fechamento do comércio

Seis parlamentares são contrários à medida decretada por Kalil; quatro são favoráveis à decisão da prefeitura; Legislativo tem 41 vereadores

Matheus Muratori | Estado de Minas

A grande maioria dos vereadores de Belo Horizonte não se posicionou sobre a decisão da prefeitura de fechar o comércio considerado não essencial a partir da próxima segunda-feira (11/01). Até a manhã desta quinta-feira (07/01), somente dez dos 41 parlamentares haviam utilizado as redes sociais para se posicionarem contra ou a favor da decisão.

Dos 41 vereadores de BH, dez se manifestaram publicamente até a manhã desta quinta-feira (7/1) sobre a decisão | Alexandre Guzanshe/EM/D. A. Press

Dos dez vereadores que se posicionaram, seis se colocam como contrários à decisão: Bráulio Lara (Novo), Ciro Pereira (PTB), Fernanda Pereira Altoé (Novo), Flávia Borja (Avante), Marcela Trópia (Novo) e Nikolas Ferreira (PRTB).

Quatro parlamentares são favoráveis à decisão do prefeito Alexandre Kalil (PSD): Bella Gonçalves (Psol), Iza Lourença (Psol), Macaé Evaristo (PT) e Sônia Lansky da Coletiva (PT). A Câmara Municipal de BH está em recesso e o primeiro dia de trabalho será em 1º de fevereiro (segunda-feira).

Nessa quarta-feira (06/01), ao anunciar a decisão, Kalil disse que BH chegou no limite da COVID-19 e que tentou manter a cidade aberta com os serviços não essenciais. No entanto, os números acabaram subindo, chegando a índices "alarmantes".

Com isso, seguirão abertos setores como supermercados, padarias, mercearias, farmácias, açougues, instituições financeiras, hotéis e similares, serviços automotores e depósitos de construção civil. A prefeitura divulgará decreto nesta sexta-feira (08/01) para informar os horários de funcionamento dos itens essenciais.

Por outro lado, lojas dos mais variados serviços (roupas, móveis, artigos esportivos, eletrodomésticos armas de fogo, tecidos e sapatos), bares, casas de show, shoppings, livrarias, papelarias, joalherias e bijuterias, salões de beleza e estética, entre outros, terão de fechar as portas.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI para pacientes com COVID-19 bateu novo recorde em Belo Horizonte nessa quarta (06/01): 86,1%. Esse foi o terceiro dia consecutivo que o indicador bateu recorde, tendo registrado 83,5% na terça e 80,5% no boletim epidemiológico de segunda-feira (04/01). Para efeito de comparação, o percentual de uso na terapia intensiva era de 44% no início de dezembro.

Contudo, vale lembrar que a prefeitura alterou o critério de avaliação em 18 de dezembro do ano passado. Em vez de considerar a oferta em potencial, a Prefeitura de BH passou a colocar na conta apenas os leitos que realmente estavam à disposição da população. Desde o início da pandemia, em março de 2020, este será o terceiro fechamento do comércio e serviços considerados não essenciais na capital mineira.

Segundo dados divulgados nessa quarta da prefeitura, Belo Horizonte já registrou 65.848 casos confirmados de COVID-19. São 1.915 mortes provocadas pela doença na cidade, enquanto 108 falecimentos estão sob investigação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist