O caso das pontes de Florianópolis te deixou preocupado? Pois é, eu também estou.
Bruno Souza | Deputado Estadual (NOVO-SC)
Sendo justo, o governo atual TEM tomado medidas para tentar corrigir o descaso de décadas. Entretanto, o caso das Pontes é um exemplo claro de como o Estado e os incentivos funcionam.
Diversos governos passaram pela Agronômica e NENHUM fez manutenção naquelas estruturas. Será que é porque manutenção não da votos e o bom mesmo é inaugurar obra nova para tirar fotinha?
Isso mesmo: a Ponte Colombo Salles é de 1975 e a Pedro Ivo foi inaugurada em 1991 e nenhuma das duas nunca recebeu reforma ou manutenção além de pinturas e outras intervenções estéticas.
Conforme as normas que regulamentam esse tipo de estrutura, as pontes deveriam receber inspeções anuais, e uma manutenção especial a cada 5 anos.
Isso mostra como o estado não falha em cobrar que VOCÊ siga as normas que ele cria, mas não liga tanto assim quando ele mesmo é o responsável.
Em 2011 o Ministério Público questionou o Deinfra (atual SIE) pela falta desses reparos essenciais. Em 2015 um diagnóstico foi elaborado e já apontava a deterioração avançada das estruturas. Isso mesmo, 5 anos atrás já sabíamos desse problema, que piora a cada dia.
Foi aprovada uma reforma em 2016, mas que NÃO INCLUIU OS BLOCOS DE SUSTENTAÇÃO. E essa reforma ainda levou 3 anos para começar por problemas de licitação da empresa supervisora. Só agora é que vemos alguma movimentação real para resolver esse problema, quando a situação já não pode mais ser adiada.
O laudo divulgado ontem só reforça o que já vem acontecendo a muito tempo: o descaso com as estruturas está colocando você, que passa pelas pontes todo dia, em risco.
Ano após ano o estado vem FALHANDO em cumprir com suas responsabilidades básicas, enquanto cobra CARO por isso. Você está satisfeito com esse “serviço”? Contrataria o estado para cuidar das suas coisas? Deixa nos comentários.
Chinelo Branco |
Nenhum comentário:
Postar um comentário