Decretos do governo de Santa Catarina consolidam ameaça ao direito de propriedade - NOVO Rio das Ostras (RJ)

Breaking News

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

sábado, 18 de abril de 2020

Decretos do governo de Santa Catarina consolidam ameaça ao direito de propriedade

"Toda crise é uma oportunidade" - Esse ditado esconde um lado negativo, um risco, que está vindo à tona nesses dias.


Bruno Souza | Deputado Estadual (NOVO-SC)

É comum que o estado se aproveite de crises como essa para ampliar a intervenção e reduzir a liberdade e os direitos individuais. Já vimos isso acontecer com medidas e propostas que tomaram força, como empréstimos compulsórios, confisco de equipamentos médicos e novos impostos sobre riqueza. E agora, com os sucessivos decretos do governo em Santa Catarina, vemos uma crescente muito perigosa de ataques aos direitos de liberdade e propriedade.

A imagem pode conter: texto

Os decretos autorizam (fundamentados na Lei Federal do enfrentamento à COVID-19, art. 3º, VII), entre outras coisas, a "requisição de bens, serviços e produtos de pessoas naturais e jurídicas". Traduzindo pra você: autoriza o estado a confiscar sua propriedade e obrigar você ou sua empresa a prestar algum serviço que ele julgue necessário. A justificativa é sempre o "bem maior", uma ideia difícil de definir e sujeita a todo tipo de abuso.

Isso não quer dizer que o governo não tenha um papel (e importante) a cumprir na situação difícil em que nos encontramos. Mas alguns limites constitucionais não podem ser cruzados. Estamos atentos às medidas práticas que poderão ser tomadas com base nessa lei.

Fato é que esse tipo de medida abre precedentes perigosos. Não há liberdade sem direito à propriedade, seja dos seus bens ou de seu próprio corpo. Esses direitos fundamentais que alicerçam nossa civilização são frágeis, e estão sob constante ataque. Não podemos tomá-los como certos. Ou serão tomados de nós, uma medida por vez. Sem eles, voltamos à barbárie. Como dizia Mises, “Se a história pudesse nos ensinar qualquer coisa, seria que a propriedade privada está inextricavelmente associada à civilização.”

Caneca NÃO EXISTE CAFÉ GRATIS

Caneca "Não existe café grátis"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here