A Frente Parlamentar de Transparência, lançada nesta terça-feira (26) na Assembleia Legislativa de São Paulo, tem como objetivo fortalecer a transparência e o controle da população sobre poder público, contribuindo para a integridade e o aperfeiçoamento das instituições governamentais, das políticas públicas e dos processos democráticos.
Partido NOVO
O coordenador da Frente Parlamentar é o deputado estadual do NOVO Sergio Victor e conta com a participação dos demais parlamentares da Bancada do NOVO, Daniel José, Heni Ozi Cukier, Ricardo Mellão. Participam também os deputados Marina Helou (Rede) e Arthur do Val (sem partido).
Deputado Estadual Sergio Victor (NOVO-SP) | Foto: Agência Alesp |
Durante o evento, os mandatários apresentaram um dos primeiros resultados do trabalho que vem sendo realizados nos últimos meses: o Portal da Transparência dos Deputados Estaduais de São Paulo: http://transparenciadolegislativo.com.br/. A iniciativa visa disponibilizar – de maneira mais clara, dinâmica e rápida – os gastos dos mandatários e as proposições que vêm sendo apresentadas na Assembleia. A adesão na plataforma é voluntária. Ou seja, os dados de um determinado deputado só serão disponibilizado a partir do momento em que ele autorizar a Frente Parlamentar que suas informações fiquem públicas no portal.
“A transparência tem que ser uma das principais pautas na Assembleia Legislativa. Se o deputado tem como obrigação fiscalizar o Executivo, temos que ter ferramentas com dados abertos. Eu e meus colegas estamos focados em unir as organizações de Transparência, fortalecer o Conselho Estadual e buscar, junto com o Governo, ferramentas inovadoras para os cidadãos terem acesso e verem onde seus impostos estão sendo aplicados”, afirmou Sergio Victor.
Para chegar aos objetivos, plano de trabalho e resultados da Frente Parlamentar, os deputados promoveram reuniões com sete instituições de Transparência, entre elas Transparência Brasil, Transparência Internacional, Observatório Social e a Rede pela Transparência e Participação Social (RETPS). As discussões foram fundamentais para implementar melhorias e tornar as ferramentas mais fáceis e amigáveis na Transparência do Legislativo, Executivo e Judiciário e a necessidade de pensar em novos caminhos, ferramentas e tecnologias para a Transparência no Estado de São Paulo.
Um NOVO Brasil já começou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário