Quero aproveitar o dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra, para lembrar de Luiz Gama (1830 - 1882), um dos grandes heróis da liberdade brasileira.
Bruno Souza | Deputado Estadual (NOVO-SC)
Poeta, jornalista e advogado, Gama tem uma história digna de filme. Nascido livre, foi vendido como escravo quando criança e teve que lutar judicialmente pela própria liberdade. Autodidata, além de ser um dos principais nomes do movimento abolicionista no século XIX, trabalhou diretamente na libertação de mais de 500 escravos.
O fim da escravidão é uma consequência direta do capitalismo moderno. Não é uma simples coincidência que, com o fim das barreiras à acumulação de capital e com a emergência do capitalismo, a escravidão foi se tornando insustentável e o trabalho livre e mais produtivo foi adotado como regra no ocidente. A abolição da escravatura é uma das maiores conquistas das ideias liberais, da especialização e da troca e Luiz Gama é um exemplo de como a defesa do indivíduo pode ser feita e mudar a vida das pessoas na prática. É responsabilidade nossa trazer as mudanças que queremos ver no mundo!
Camiseta de Algodão (Unissex) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário