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Estado de Minas Gerais var receber R$ 2,6 milhões do Investe Turismo

Nove cidades mineiras estão entre as 30 rotas turísticas estratégicas do Brasil que serão beneficiadas com o Projeto Investe Turismo.


Diário do Comércio

O Estado receberá R$ 2,6 milhões em recursos para serem investidos em ações de aceleração do desenvolvimento dos destinos, gerando emprego e ampliando a qualidade e competitividade das rotas.

Entre as rotas selecionadas estão Trilha do Ouro (Mariana, Ouro Preto, Sabará e Congonhas) - Crédito: Sérgio Mourão/Setes

O lançamento do programa em Minas Gerais foi realizado nessa quarta-feira (30), em Belo Horizonte, e teve a presença do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e do Superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha.

Ao todo, serão investidos R$ 200 milhões em 30 rotas, localizadas em 157 municípios espalhados de norte a sul do País. Em Minas Gerais, o programa promovido pelo Ministério do Turismo (MTur), por meio da Embratur, Sebrae e governo do Estado de Minas Gerais beneficiará os seguintes destinos:

• Trilha do Ouro (Mariana, Ouro Preto, Sabará e Congonhas);

• Rota dos Diamantes (Diamantina);

• Trilha dos Inconfidentes (Tiradentes e São João del-Rei);

• Veredas do Paraopeba (Brumadinho) e Belo Horizonte.

“Nossa estratégia é a de estimular cada vez mais o turismo interno, que é tão importante quanto a atração de turistas estrangeiros, para que assim possamos gerar emprego e renda nesses destinos turísticos”, explica o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

O Investe Turismo pretende ainda fortalecer a governança dos destinos, fazendo com que o governo e as empresas trabalhem juntos em grandes projetos de estímulo ao setor. O programa também irá possibilitar a troca de experiências entre os empresários mineiros, apresentando as melhores práticas nacionais e internacionais dos destinos estratégicos.

“A proposta é apoiar as iniciativas regionais para o desenvolvimento do turismo e preparar os pequenos negócios mineiros atendidos pelo projeto, tornando-os cada vez mais competitivos”, justifica o Superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha.

Além disso, serão promovidas maratonas de inovação em turismo e intervenções criativas em espaços públicos, com o objetivo de elaborar diretrizes para a estruturação de destinos turísticos inteligentes.

Também está prevista a criação de um portfólio com oportunidades para novos empreendimentos nas 30 rotas selecionadas. As oportunidades estarão disponíveis em um site para investidores do setor.

Outra ação será a criação de uma campanha de marketing exclusiva para cada uma das rotas. Haverá ainda o apoio e divulgação dos destinos em feiras, eventos e rodadas de negócios com os operadores de turismo e potenciais investidores. “Em Minas Gerais, o programa terá um direcionamento especial para as micro e pequenas empresas, principalmente, em ações de qualificação e capacitação e de estratégias de marketing”, conta o Superintendente do Sebrae Minas.

Haverá ainda a produção de pesquisas de inteligência mercadológica e apoio técnico no acesso ao crédito para governos e iniciativa privada.

Todas essas ações irão compor um plano integrado de posicionamento de imagem do Brasil, que pretende aumentar o fluxo turístico no país e ampliar a atração por novos investimentos. (ASN)

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