Pular para o conteúdo principal

Projeto propõe criar primeiro circuito arqueoturístico do estado

Especialistas consideram o potencial turístico da Área de Proteção Ambiental Carte de Lagoa Santa, na RMBH, ainda pouco explorado


Agência Minas

Arqueólogos e técnicos socioambientais ligados à Prefeitura de Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), estiveram no Parque Estadual Cerca Grande, localizado em Matozinhos, também na RMBH, para conhecer o sítio arqueológico no interior da unidade de conservação. A visita técnica foi a primeira de uma série que pretende desenvolver um diagnóstico do potencial arqueoturístico da região e, na sequência, inaugurar o primeiro circuito de turismo arqueológico do estado. 

imagem de destaque
Região é reconhecida mundialmente por sua riqueza arqueológica | Divulgação/IEF

Três dos principais sítios arqueológicos que deverão compor o circuito estão inseridos em unidades de conservação estaduais. São elas os parques estaduais Cerca Grande e Sumidouro e o Monumento Natural Estadual Lapa Vermelha.

Juntas, as unidades integram a Área de Proteção Ambiental (APA) Carste de Lagoa Santa, palco de importantes estudos e descobertas arqueológicas, como a famosa Luzia - o esqueleto humano mais antigo encontrado no continente americano - e as primeiras pesquisas ligadas às Ciências Naturais, realizadas pelo dinamarquês Peter Lund, considerado o "pai" da Arqueologia e da Paleontologia brasileiras.

A arqueóloga Luíza de Resende Madeira explica que a região é reconhecida mundialmente por sua riqueza arqueológica, recebendo todos os anos centenas de pesquisadores e interessados pelo assunto.“Temos aqui um enorme potencial turístico ainda pouco explorado e pretendemos, a partir da criação do circuito arqueoturístico, compor um roteiro que permitirá ao visitante conhecer os principais tesouros da região”, destaca.

De acordo com dados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Minas Gerais conta com 2,5 mil sítios arqueológicos em seu território. Apenas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, são cerca de 200 sítios arqueológicos que apresentam vestígios pré-históricos. “No Cerca Grande, por exemplo, temos pelo menos 500 pinturas rupestres identificadas e inúmeros abrigos com potencial para pesquisas paleontológica, espeleológica e arqueológica. O circuito arqueoturístico poderá contribuir enormemente para a divulgação e preservação de toda essa riqueza natural”, lembra o arqueólogo do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Leandro Vieira da Silva.

Para o cientista socioambiental, Igor Prado, do Centro de Arqueologia Annete Laming Emperaire (Caale), entidade vinculada à Prefeitura de Lagoa Santa, o turismo de experiência é uma atividade que vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o mundo, mas deve sempre ser feito de forma consciente. “Cada um dos sítios arqueológicos que deverão integrar o projeto conta com particularidades e restrições de acesso que deverão ser respeitadas para manter a preservação dos locais”, ressalta.

Cerca Grande

Localizado no distrito de Mocambeiro, município de Matozinhos, o Parque Estadual Cerca Grande apresenta o único complexo de sítios arqueológicos tombados pelo Iphan em Minas Gerais. A unidade de conservação está inserida em uma das mais expressivas regiões cársticas do Brasil - tipo de formação geológica caracterizada pela dissolução química (corrosão) das rochas, que leva ao aparecimento de uma série de formações, tais como cavernas, dolinas, vales cegos, entre outras.

Esta região é considerada o berço da Espeleologia, Arqueologia e Paleontologia brasileiras. Em 1835, Peter Lund, naturalista dinamarquês, fez importantes achados na região que, juntamente com os desenhos do pintor norueguês Peter Andreas Brandt, revelaram para o mundo a paisagem cárstica mineira, seus fósseis de animais extintos e registros de antigas populações.

Local de grande beleza, o parque guarda a memória escrita nas pedras por meio de registros rupestres: pinturas que testemunham a história de nossos antepassados nas cores branca, preta e, principalmente, amarela e vermelha. Estão presentes figuras antropomorfas, geométricas e a maioria zoomórfica.

O Parque Estadual Cerca Grande ainda não recebe visitação do público em geral, aberto apenas para pesquisa e objetivos educacionais. Estas demandas devem ser agendadas previamente junto à administração do parque pelo telefone (31) 3712-8118 ou pelo e-mail parque.cercagrande@meioambiente.mg.gov.br.

Regata Feminina Novo 30

Regata Dry Fit Laranja

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist