Pular para o conteúdo principal

Escolhido para Conselho de Ética, Mateus Simões promete rigor

Vereador de Belo Horizonte será o presidente de colegiado regulamentado por Romeu Zema


Ana Luiza Faria | O Tempo

Após o governador Romeu Zema (Novo) regulamentar o Conselho de Ética Pública no âmbito da gestão estadual, o vereador Mateus Simões, escolhido para ser o presidente da comissão, alfinetou a gestão passada, de Fernando Pimentel (PT). “Esse conselho não tem custo. Aparentemente o ex-governador do PT achava que questão ética não era prioritária. Já para esse governador, Romeu Zema (Novo), é. Isso é uma questão de vontade política. Não houve no passado vontade política de instalação do conselho”, disparou.

Mateus Simões cobra celeridade na denúncia contra Wellington Magalhães
Vereador em Belo Horizonte Mateus Simões (NOVO-MG) | Foto: Karoline Barreto/CMBH

Com a finalidade de verificar a conduta ética das autoridades da administração estadual, além de coordenar e orientar o funcionamento das comissões de ética dentro de cada órgão e entidade do Executivo, o conselho foi criado em 2014, ainda no governo de Antonio Anastasia (PSDB), mas não tinha sido colocado em operação até o momento.

Simões contou que a função dos sete membros que compõem o grupo não é investigar, mas tomar a decisão sobre questões que já tenham provas prévias. “O conselho é órgão recursal. Então, para chegar até nós já tem que ter havido a instrução da questão, ela tem que ter sido investigada e só depois disso ela sobe para o conselho”, explicou.

Simões ressaltou que a ética é um pilar do governo do Novo. “A maior preocupação é que a gente possa ter um acompanhamento pari passu de tudo que vai acontecendo em termo de discussão ética dentro do governo. Qualquer denúncia contra a alta gestão vem para a gente poder analisar. Nós também podemos recomendar mudanças necessárias de comportamento”, disse.

Para o vereador, a escolha de seu nome para presidir o conselho passa pelo fato de ele ser conhecido por seu rigor nas questões éticas. Simões ainda afirmou que, diferentemente dos governos anteriores, a gestão do Novo não será lembrada por ter faltado com princípios morais. “Chama atenção esse ser um governo preocupado em instalar o conselho e de escolher entre os seus quadros o sujeito mais xiita para presidir o órgão, porque é uma preocupação do governador. Nós jamais seremos lembrados como um governo que permitiu que as questões éticas passassem despercebidas. Nós pagamos caro demais para poder aceitar que o parâmetro ético fosse flexível como foi ao longo das duas últimas décadas em Minas Gerais”, declarou.

Mateus Simões explicou que o servidor que for descoberto cometendo ações antiéticas pode sofrer as consequências previstas no estatuto do servidor público, que vai até a exoneração, e, no caso de servidor concursado, cassação do cargo. Ele também pontuou que, em caso de dano ao erário, será exigido o ressarcimento aos cofres públicos. “Nesse caso, além de tirar a pessoa de dentro do governo, também há a indicação que a Advocacia Geral do Estado (AGE) entre com as ações judiciais para ressarcimento”, disse.

Simões também destacou a mudança de procedimento dentro do Estado. “Alguns desvios éticos decorrem de práticas que às vezes não são percebidas, como, por exemplo, permitir que servidores sejam usados para atividades que não são propriamente do Estado”, explicou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist