Depois do resultado expressivo obtido pelo Partido Novo no ABC as cidades são fortes concorrentes a receber diretórios municipais para a sigla concorrer às prefeituras e a cadeiras nas câmaras municipais.
George Garcia | Repórter Diário
São Caetano e São Bernardo são as principais candidatas segundo análise dos coordenadores regionais ouvidos pelo Repórter Diário. Uma reunião regional do partido, marcada para o dia 27, vai amadurecer o processo de escolha das cidades onde o partido vai estabelecer base e consequentemente disputar as eleições municipais com chapas puras.
Alan Camargo é coordenador do Novo em São Caetano (Foto: Victor Oliveira) |
Em São Caetano o candidato à presidência João Amoêdo ficou em terceiro lugar; onde o deputado estadual eleito Daniel José, obteve a quinta maior votação, e onde o federal eleito Vinicius Poit, foi o sétimo mais votado, reúne alguns dos quesitos para receber a sede municipal do partido. Para o coordenador do Novo na cidade, Alan Camargo, os números obtidos na região mostram a força do partido. Amoêdo teve 80.662 votos na região, Poit 18.552 e Daniel José, 11.573 sufrágios no ABC. “Isso deu robustez ao partido. Fizemos aqui muitas reuniões mostrando o lado institucional e o processo seletivo para a entrada no partido e isso se converteu em confiança e votos. Esse resultado traz maior visibilidade para o partido”, disse o coordenador. Atualmente o Novo tem diretórios municipais apenas em algumas cidades, como São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro.
“Estamos apostando muito em São Caetano, na formação de um time legal de candidatos a vereador e na escolha do perfil de um candidato a prefeito”, disse Camargo que avalia não ser possível, pela linha escolhida pelo partido, de composição com outros partidos. “Ou sai com chapa pura para prefeito e vice, ou não concorre”, adiantou. O coordenador do Novo em São Caetano disse ainda que a escolha das cidades onde o Novo fixará base, tem que estar definida este mês. “Para que possamos iniciar o próximo ano já trabalhando na escolha dos candidatos”.
Eduardo Ribeiro, coordenador do Novo em Mauá, considera importante essa reunião do dia 27, da qual participarão os deputados estaduais eleitos Heni Ozi Cukier e Sergio Victor. A reunião vai acontecer em São Bernardo, às 20h30. “Não que vá sair de lá uma lista de cidades, mas vai ser um passo importante. Só a presença dos eleitos, vem motivar o trabalho das coordenações regionais”.
Eduardo Ribeiro é coordenador do Novo em Mauá. (Foto: Divulgação) |
Ribeiro também considera que o partido deve seguir a linha de montar chapas puras para a eleição de 2020. “Não é que o partido não pode coligar, pode sim, mas essa aliança deve seguir um alinhamento com as diretrizes do partido, como não utilizar o fundo partidário e o fundo eleitoral”, explica. Na opinião de Eduardo Ribeiro, outra cidade que está em um nível bastante avançado e que pode ser forte candidata a receber um diretório do Novo, é São Bernardo. “Lá nós temos 160 filiados e tivemos ainda uma votação expressiva. Depois vem Santo André, São Caetano, Mauá e Diadema, nessa ordem. Apenas em Ribeirão Pires e Rio Grande ainda precisamos de um trabalho maior”, conclui o coordenador do Novo em Mauá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário