Claudemir Pereira | Diário de Santa Maria
Claudemir Pereira - O Novo surpreendeu, em 2018, ao eleger dois deputados. Especialmente em Santa Maria, o partido ganhou voz. Dito isto, qual a estratégia a ser adotada em 2022? O senhor é candidato outra vez a deputado estadual ou??
Claudemir Pereira - O Novo surpreendeu, em 2018, ao eleger dois deputados. Especialmente em Santa Maria, o partido ganhou voz. Dito isto, qual a estratégia a ser adotada em 2022? O senhor é candidato outra vez a deputado estadual ou??
Deputado Estadual no Rio Grande do Sul, Giuseppe Riesgo (NOVO-RS) | Divulgação |
Giuseppe Riesgo - Tendo em vista a cláusula de barreira, a grande concentração de recursos e, principalmente, a excessiva concentração de pautas legislativas em Brasília, onde efetivamente pode ocorrer uma maior mudança no Brasil, a estratégia nacional do Novo para 2022 continua sendo a mesma de 2018: aumentar nossa base de deputados federais. É a forma mais efetiva de mudar os rumos do Brasil. O melhor remédio para evitar uma má gestão vinda do presidente da República, seja quem for, é ter uma bancada forte de pessoas comprometidas a lutar contra a impunidade e a corrupção e a favor das reformas liberais para que todos no Brasil possam ter a oportunidade de crescer pelo próprio esforço. O Novo quer ser um dos partidos do Rio Grande do Sul com mais deputados federais. A estratégia regional também é figurar entre as maiores bancadas da Assembleia, de forma a ter mais influência do que temos hoje. Por esse motivo, cogito liderar o time de candidatos a deputado estadual para tentar alcançar esse objetivo.
CP - Não obstante contar com um parlamentar na Assembleia, em Santa Maria o partido segue numericamente pequeno. São apenas 134 filiados, segundo dados de fevereiro, do TSE. Qual é o plano para o Novo na cidade?
Riesgo - O Novo tem um diferencial em relação aos outros partidos. O filiado não é apenas um número. Ele é responsável por contribuir mensalmente e sustentar o partido, de forma que a sua participação e opinião são fundamentais. Por isso, creio que 134 filiados pode ser considerado bem significativo. Quais partidos em Santa Maria teriam esse número de pessoas contribuindo mensalmente? Creio que somente os maiores.
Claro que queremos mais, mas fomos bem prejudicados pela pandemia, pois a estratégia de crescer a nossa base sempre se deu em muita presença física, reuniões, eventos e palestras. A adesão é muito grande quando temos a oportunidade de mostrar nosso trabalho. Nosso foco, agora, é crescer e trazer pessoas que entendam e concordem com as nossas diretrizes, opiniões e forma de trabalhar na política. É mais importante crescer bem, com qualidade, do que crescer de qualquer jeito.
CP - Algo que gostaria de acrescentar?
Riesgo - Santa Maria, infelizmente, não teve candidaturas do Novo em 2020 por conta da diretriz nacional da época. No entanto, em contato com o novo presidente do diretório nacional, me certifiquei que a cidade estará nos planos de 2024 para candidaturas à prefeitura e Câmara. Já estou buscando possíveis interessados que representem nossas ideias na cidade. Caso alguém tenha vontade de participar desse processo, peço que entre em contato comigo por meio das redes sociais.
PARA FECHAR!
O estatuto do Novo não permite que Giuseppe Riesgo, como detentor de mandato eletivo, seja membro da Executiva. A gestão é separada dos mandatos. Assim, está em curso a sucessão da liderança local do partido. Ainda não se sabe quem, mas o certo é que a atual presidente, Nathalia Ávila, está passando o bastão para um novo dirigente, a ser anunciado nas próximas semanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário