O Rio não é só Centro... É também a Zona Norte! A nossa cidade é considerada a segunda maior metrópole do país em termos territoriais e populacionais. Bem parecida com Zona Norte, que ocupa apenas 16,6% do município do Rio, mas concentra 38% dos cariocas, sendo considerada a região mais populosa da cidade.
Pedro Duarte (NOVO-RJ) | Vereador no Rio de Janeiro
A Zona Norte - também conhecida como Área de Planejamento 3, é constituída por 13 Regiões Administrativas: Ramos, Maré, Méier, Jacarezinho, Irajá, Madureira, Inhaúma, Penha, Vigário Geral, Alemão, Anchieta, Pavuna e Ilha do Governador - áreas que possuem algumas características bem diferentes entre si, mas que compartilham algumas semelhanças e desafios.
É relativamente bem atendida em termos de opções de transporte público, possui complexos industriais e comerciais significativos, e concentra equipamentos importantes para a cidade, como a UFRJ, a CEASA, a CADEG e o Aeroporto do Galeão. Mas, ainda assim, a região apresenta grandes terrenos vazios e áreas de território com poucos edifícios e construções altas. Caso seja alvo de uma legislação urbanística adequada, aplicada com a devida assistência do poder público, a área pode proporcionar mais qualidade de vida aos seus habitantes e receber muito mais moradores, colhendo os benefícios de sua proximidade com o centro da cidade, que concentra a maior parte dos postos de trabalho. Para isso, precisaremos trabalhar para solucionar alguns problemas, como:
- carência de áreas verdes e de lazer,
- ilhas de calor,
- falta de infraestrutura e segurança para os grandes complexos de favelas da região.
A boa notícia? Os estudos para revisão do Plano Diretor enfocam a região como área de desenvolvimento prioritário na cidade. E é para contribuir com isso que estou me preparando.
E você, o que acha que falta para a Zona Norte crescer? Vamos pensar a cidade juntos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário