Pular para o conteúdo principal

Em novo encontro com motoristas, Governo de Minas entrega demandas às empresas responsáveis por aplicativos

Polícia Militar já colocou em prática estratégias de apoio aos trabalhadores e usuários de transporte

Agência Minas

O Governo de Minas Gerais apresentou nesta segunda-feira (8/2) uma lista de demandas às empresas de aplicativos de transporte que atuam no estado. O objetivo é que elas também adotem medidas para apoiar o trabalho que vem sendo executado, por meio da Polícia Militar de Minas Gerais, para aumentar a segurança de motoristas e passageiros que usam as plataformas.

O secretário-geral do Estado, Mateus Simões, disse que a lógica é criar um novo sistema de acompanhamento da segurança de motoristas e passageiros de aplicativos | Gil Leonardi / Imprensa MG

As ponderações foram feitas durante o terceiro encontro na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, entre o secretário-geral do Estado, Mateus Simões, o chefe do Estado Maior, coronel Eduardo Felisberto Alves, e representantes dos motoristas e também das empresas de aplicativo. A reunião contou com ainda com a participação do deputado estadual Bartô.

Segundo Mateus Simões, mais um passo foi dado para garantir maior segurança aos motoristas e usuários de aplicativos de transporte. “Nós estamos na terceira reunião. Na primeira ouvimos as reivindicações dos motoristas. Na segunda apresentamos algumas soluções que a gente já tinha conseguido implantar. Essa terceira reunião contou com a presença de representantes das empresas de aplicativos, quando apresentamos as medidas que estamos adotando e uma lista de reivindicações que eles deveriam adotar para melhorar a qualidade e segurança dos serviços”, destacou o secretário.

Entre os pontos apresentados pelo Governo do Estado estão a melhora do sistema de identificação dos passageiros, assim como o mapeamento das chamadas “zonas quentes”, ou seja, áreas consideradas mais perigosas para as corridas. Outros pontos dizem respeito às mudanças nos procedimentos das corridas pagas em dinheiro, que são as que geram mais problema.

“Também é importante melhorar a qualidade de informação que os motoristas têm sobre usuários e o sistema de avaliação dele, o que poderia gerar um histórico de pessoas que causam problemas ao usar o aplicativo”, completou Simões.

As empresas se comprometerem a analisar as demandas apresentadas pelo Estado e retornar em um novo encontro nas próximas semanas.

Operações da PMMG

A Polícia Militar vem atuando de maneira preventiva e reativa, com a ampliação do monitoramento, plano de contingência, estruturação da rede de motoristas protegidos, aumento do número de militares nas viaturas, em locais estratégicos. Além disso, em alguns casos, poderão ser utilizados equipamentos tecnológicos para a prevenção de delitos. As medidas fazem parte do reforço dado pela PMMG em apoio ao trabalho dos motoristas de aplicativo.

Durante a reunião desta segunda-feira, foi relatado que resultados já têm sido colhidos, como quadrilhas descobertas e furtos interrompidos graças ao início das operações padrão de parada de aplicativos.

“Estamos adotando uma série de providências que têm melhorado a segurança, mas precisamos agora da colaboração das empresas, por isso elas foram chamadas. As operações policiais vão ser contínuas. A lógica é criar um novo sistema de acompanhamento da segurança dos motoristas e dos passageiros de aplicativos por um sistema contínuo de abordagem de todos os veículos que passem por qualquer lugar onde exista operação policial em andamento”, explicou o secretário.

Resultados

Em 2020, Minas Gerais encerrou com recorde na redução da criminalidade pelo segundo ano consecutivo. De janeiro a novembro, houve queda de 33,3% nos crimes violentos, o melhor resultado em criminalidade dos últimos nove anos. Esse percentual representa a ocorrência de menos 21.194 mil crimes violentos em relação a 2019.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist