Pular para o conteúdo principal

Projeto pede qualificação técnica para cargos comissionados na Prefeitura de Jaraguá do Sul, mas não cita o legislativo

A iniciativa acontece após a divulgação na RBN, da lista com 16 nomes de candidatos que não se elegeram, mas ganharam cargos na prefeitura de Jaraguá do Sul. Projeto não abrange servidores do legislativo

Rádio RBN


“Observar as qualificações técnico-profissionais ou trajetória profissional compatível com as atividades exigidas para o exercício do cargo”. São com estes critérios que, na avaliação dos vereadores do NOVO, Rodrigo Livramento e Sirley Schappo, os cargos comissionados deveriam ser escolhidos e nomeados para a Prefeitura de Jaraguá do Sul. 

Vereadores Sirley Schappo e Rodrigo Livramento (Novo). Imagem: João Victor Martim/ Divulgação

Atualmente, os chamados cargos de confiança, como de secretários municipais, diretores, gerentes e outras funções de chefia, em regra, não exigem critérios técnicos para a nomeação na Prefeitura, segundo verificado em legislação municipal. 

Em autarquias, fundações municipais e na Câmara são estabelecidas exigências, como ensino médio e superior. No entanto, para ser assessor de vereador no legislativo jaraguaense é exigido apenas o ensino fundamental e o projeto não abrange os cargos comissionados na Câmara de Vereadores. 

Conforme a assessoria do Novo, “são legislações separadas, então não se pode fazer no mesmo projeto, segundo o nosso advogado/ chefe de gabinete”. 

Livramento e Sirley, com apoio e coautoria do vereador Jeferson Cardozo, propõem um projeto de emenda à Lei Orgânica para mudar esta condição. A sugestão é alterar o artigo 90 e acrescentar na redação da legislação a exigência de qualificação técnica ou ao menos trajetória profissional na área da indicação. 

Acredita-se que a mudança trará mais profissionalismo à gestão pública em Jaraguá do Sul, mesmo que as nomeações sejam político-partidárias. “A proposta é a favor de quem paga imposto e está cansado de ver a prefeitura se tornar um grande cabide de emprego. Este projeto é para moralizar e garantir eficiência ao poder público. Eu tenho ciência que existem bons servidores que estão na condição de cargo comissionado atualmente. Mas há uma clara preferência por selecionar pessoas em benefício pessoal ou partidário, e não técnico. Pretendemos valorizar os bons profissionais comissionados e não deixar o Executivo refém dos conchavos políticos”, explica Livramento. 

“O projeto não tira o poder de o prefeito fazer nomeações, mas sim, reafirma os princípios administrativos da ‘eficiência, da moralidade e da impessoalidade’, fundamentais para uma gestão pública transparente”, complementa a vereadora Sirley. 

O projeto de emenda à lei orgânica precisa de quatro assinaturas de vereadores para ser protocolado na Câmara e seguir para avaliação e aprovação da Procuradoria Geral Legislativa, das comissões e, consequentemente, para votação na plenária. 

O projeto está sendo apresentado para os demais legisladores da Casa desde terça-feira (26). Até 10h30 desta quinta (28), três assinaram o documento: Livramento, Sirley e Jeferson Cardozo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist