Pular para o conteúdo principal

Conheça o vereador mais votado de Joinville e pelo que ele vai lutar

Alisson Julio, do NOVO, conquistou 9.574 votos, 5,5 mil a mais do que o segundo vereador mais votado na cidade

Drika Evarini | nd+


Joinville - Quase 10 mil votos. Mais de 5,5 mil votos a mais do que o segundo colocado. Foi assim que a eleição terminou para o vereador mais votado de Joinville, no Norte de Santa Catarina. Aos 32 anos, Alisson Julio, do NOVO, fez história no maior colégio eleitoral do Estado.

Alisson Julio foi eleito o vereador mais votado de Joinville e aposta em “atualizar a política” – Foto: Redes Sociais/Divulgação

Alisson tem AME (Atrofia Muscular Espinhal) e essa não foi a primeira disputa do analista de sistemas ao Legislativo joinvilense. Na primeira eleição, em 2016, sem qualquer envolvimento político anterior, chegou à suplência. Agora, não apenas conseguiu se eleger, como conquistou o voto de 9.574 joinvilenses, se tornando o vereador mais votado da cidade.

Joinvilense, o agora vereador eleito nasceu e cresceu na zona Sul da cidade antes de mudar para o bairro Iririú, na zona Leste, onde mora há 10 anos. A história de superação começou nos primeiros meses de vida, quando os pais receberam o diagnóstico.

“O primeiro diagnóstico foi mais grave, meus pais receberam a notícia de que eu não passaria dos dois anos de idade. Naquela época a ciência era menos avançada, mas felizmente eu passei e, depois de uma nova bateria de exames, eles perceberam que não era uma forma tão grave assim da doença. Nem por isso eu deixei de fazer tudo que conseguisse e quisesse fazer”, fala.

A história na política começou graças ao incentivo das pessoas que ouviam a história de vida de Alisson. Analista de sistemas, MBA em Gestão Empresarial e palestrante, foi justamente durante as palestras que o interesse político foi plantado no vereador.

“As pessoas começaram a me estimular, a dizer: acho que você tem perfil, que deveria se candidatar. Eu sempre gostei, mas acompanhava de longe. Nós sempre temos aquele receio de se envolver com partido político, mas foram tantas pessoas apoiando, que pensei que valeria a pena fazer a experiência”, conta.

A experiência foi mais positiva do que ele imaginava. Com um olhar crítico e baseado no discurso de renovar e mudar a maneira de fazer política no Legislativo joinvilense, Alisson se candidatou em 2016, mas fez uma campanha paralela ao trabalho formal. Sem focar apenas no pleito, o resultado o surpreendeu: segundo suplente.

Foi nesta primeira campanha que ele percebeu que poderia sim chegar à Câmara de Vereadores e ser a representação que não enxergava nas cadeiras da Casa.

“Se em uma candidatura experimental quase me elegi, percebi que se eu me preparasse, me capacitasse e me dedicasse realmente poderia dar certo. Desde então estou me preparando, estudando para realmente fazer diferente dos políticos tradicionais, daqueles que eu não quero ver lá e o resultado está aí. Foi essa motivação, essa indignação de ver, de acordo com a minha ótica, pessoas despreparadas me representando, quando na verdade eu não me sinto representado por eles. Então, eu decidi eu mesmo me representar e tentar representar outras pessoas”, salienta.

“Vou ser o vereador de todas as causas”

O vereador conta que a campanha não foi uma surpresa e foi pautada em mostrar à população o projeto do partido e mostrar os projetos que são amplos e vão além da pauta da acessibilidade. “As pessoas sempre perguntam se vou ser o candidato da acessibilidade. Sim, vou ser porque sinto os problemas que passamos todos os dias, mas não só isso porque eu acredito que o político não pode ter apenas uma causa. Vou ser o vereador de todas as causas”, destaca.

Para Alisson, a eleição foi possível graças a uma comunicação bem planejada, a uma estratégia assertiva de mostrar aos eleitores as propostas, planejamento e a maneira como será possível mudar a cidade. “Muita coisa também precisa ser desfeita. Precisamos destravar em vários aspectos, não só no econômico Eu acho que isso ficou muito claro para o eleitor e, além disso, tentamos orientar o eleitor para que fossem criteriosos na escolha porque eu sempre disse que não basta ser só eu. Precisamos de 19 vereadores qualificados. Não vou conseguir fazer nada sozinho”, diz.

Vereador tem “tripé” para mandato nos próximos quatro anos

Eleito, Alisson explica que o mandato será ancorado em três pilares, todos voltados para mudar a forma de fazer política e de lidar com o Legislativo. O primeiro pilar, conta, é o “update político”.

Para o vereador, é fundamental que a política seja “atualizada”, que possa estar baseada na inovação, não apenas de sistemas e ferramentas de gestão, mas de atitudes, destaca ele. “Não vou me comportar como um vereador tradicional, quero trazer a inovação de ferramentas para os serviços públicos, mas também uma atualização de atitudes. Quero ser ativo, acessível e interagir a todo momento com o eleitor”, diz.

O segundo pilar do vereador mais votado de Joinville é “serviços para todos e todas”. Alisson ressalta que um dos compromissos é garantir que os serviços públicos essenciais sejam oferecidos à toda população. “Quero ser um vereador atuante no sentido de fiscalizar para garantir que tudo aquilo que já existe, seja cumprido”, fala.

Para fechar o “tripé” do mandato do vereador do Novo, transparência e redução de gastos. Ele destaca que essa é uma bandeira de todo o partido e a população terá acesso a tudo que está sendo feito, além de reduzir o número de assessores e gastos com gabinete. “Vamos entregar tudo que está sendo realizado, como está sendo feito e quanto está custando. A redução de gastos é um compromisso do partido e vamos fazer o máximo para que toda a Câmara siga nessa mesma linha”, finaliza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist