Juliana Benício grava vídeo para as redes sociais - NOVO Rio das Ostras (RJ)

Breaking News

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Juliana Benício grava vídeo para as redes sociais

Em discussão: mais garis comunitários, novas galerias para escoamento e estudos sobre a construção de piscinões

O Dia

Niterói - A candidata a prefeita de Niterói, Juliana Benício (NOVO), gravou, na última quarta (01), mais um vídeo que será divulgado em breve nas redes sociais.

Uma das principais preocupações de Juliana: as enchentes - Imagem Assessoria

“Escolhi o tema saneamento básico porque hoje é o primeiro dia de outubro, mês que tradicionalmente marca a chegada das chuvas fortes da primavera e verão. Em Niterói a média mensal em outubro é de 100 milímetros de chuva e a cidade deve se preparar porque os temporais são regras e não exceções”.

A candidata explicou que, em um primeiro momento, vai acelerar os investimentos nos seguintes projetos:

- Refazer as galerias antigas, assoreadas, com dimensões inadequadas para os locais, que não escoam na vazão necessária e acabam provocando alagamentos em diversos pontos da cidade.

- Analisar a viabilidade de piscinões que resolvam de uma vez o problema de alagamentos em locais críticos da cidade.

- É crucial liminar radicalmente as ligações de esgoto clandestinas e fazer a limpeza permanente de córregos contaminados por esgoto, assoreados, com lixo que impedem o escoamento adequado das águas pluviais, poluindo a Baía de Guanabara.

- Desentupir os dutos esgoto.

- Garantir e ampliar o trabalho efetivo dos garis comunitários, reduzindo o grande volume de lixo nas comunidades no alto dos morros, que nas chuvas descem e entopem os bueiros.

- Erradicar definitiva das valas negras nas praias da Baía de Guanabara e no entorno do sistema de lagoas.

- Readequar as ligações existentes nas comunidades com esgoto a céu aberto, irregulares, com ausência de manutenção da concessionária. Para resolver o problema é fundamental adequar a infraestrutura, incapaz de escoar o volume necessário de esgoto gerado pela comunidade. Não readequar é enxugar gelo.

Agindo em paralelo, Juliana Benício pretende:

- Criar incentivos fiscais para alternativas que resultem em externalidades positivas, tais como: água de reuso, redução de perdas, reaproveitamento de lodo e geração de energia nos sistemas de água e esgoto, exemplos de soluções ambientais incentivadas via redução da carga tributária.

- No contexto de tratamento de resíduos sólidos urbanos: desenvolver, em conjunto com as empresas prestadoras de serviços do Município, um planejamento estratégico de incentivos a projetos na melhoria contínua no serviço de coleta do lixo, com ênfase na mecanização seletiva para agregação de valor aos recicláveis junto ao mercado consumidor.

- Fomentar uso de biodigestores individuais junto aos empreendimentos comerciais para geração de energia própria.

- Criação de uma Jardim-Horta Escola para capacitação de jardineiros e hortelões, visando expandir as atividades dos hortos municipais na produção de mudas de vegetação nativa e hortas nas escolas municipais e áreas carentes para produção de legumes, frutas e verduras usando, entre outros métodos, a compostagem de resíduos orgânicos.

- Com relação à drenagem de água, estimulará ações de plantio de mudas nativas nos locais que ainda não foram ocupadas por construções, principalmente em áreas de proteção permanente (APP) e encostas, também se incentivará projetos de reaproveitamento de água de chuva, reuso de água e controle de perdas.

- Desenvolver e fomentar estudos junto às Universidades do município, criando incentivos para projetos inovadores de drenagem eficiente para os locais de alagamentos críticos do município.

- Instituir mutirões amplos junto às comunidades para fomentar o projeto Jardim-Horto Escola com implantação de viveiros de mudas de espécies nativas, frutas, legumes e verduras.

- Desenvolver e criar incentivos para o plantio de mudas pela comunidade em Planos de Recuperação de Áreas Degradadas, potencialmente ameaçadas de desabamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here