Zema lamenta 502 óbitos por Covid-19 em MG e anuncia novos 500 respiradores e mais 79 leitos - NOVO Rio das Ostras (RJ)

Breaking News

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

terça-feira, 16 de junho de 2020

Zema lamenta 502 óbitos por Covid-19 em MG e anuncia novos 500 respiradores e mais 79 leitos

Governador de Minas avalia situação do Estado após divulgação de novos números da pandemia.

Por G1 Minas — Belo Horizonte

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou, nesta terça-feira (16), a aquisição de 500 novos respiradores, que serão distribuídos para diversas cidades durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus. Ao mesmo tempo em que comemorou a chegada dos novos equipamentos, o mandatário lamentou que o Estado ultrapassou a marca de 500 óbitos por Covid-19.

Governador Romeu Zema — Foto: Rede Minas / Reprodução

"Começo com uma notícia muito triste. Estado ultrapassou marca dos 500 óbitos. Apenas o estado do Mato Grosso do Sul, até a mesma data de ontem, tinha situação melhor que Minas em relação a 100 mil habitantes", destacou o governador.

Em relação aos respiradores, eles foram adquiridos pelo governo federal e pela Vale e pela Samarco, numa medida compensatória ao Estado devido aos casos de tragédia ambiental protagonizados pelas duas empresas.

"Vinte serão (Governador) Valadares e Diamantina, onde tivemos crescimento no número de casso. E vamos distribuir os demais. O total bancado por estas empresa são 420 respiradores, e 80 do governo federal, totalizando 500", detalhou o governador de Minas Gerais.

Romeu Zema informou, ainda, que 300 dos respiradores são os não-invasivos, mais simples. Os demais 120 são mais complexos, os invasivos, e faz. O Estado já havia anunciado a aquisição de 1400 respiradores. A primeira leva que está sendo entregue nesta terça-feira, anunciou o governador.

Leitos para o interior

Romeu Zema anunciou, também, que estão sendo disponibilizados 79 novos de UTIs no interior do Estado, que passa a contar com 2964 unidades.

"Estrutura muito superior à que o Estado tinha há 90 dias, início da pandemia. Lembro que essa expansão de UTIs já ocorreu em BH. Nosso número de leitos UTIs não é tão confortável mais, mas lembro que temos bom colchão de segurança", destacou o governador.

Hospital de campanha

Antes de finalizar, solicitando para que a população continue seguido as orientações de isolamento social e higienização das mãos, Romeu Zema, informou que ainda não é o momento de utilização do hospital de campanha montado no centro de exposição Expominas, em Belo Horizonte.

"Não é o momento ainda, pois estamos ampliando continuamente os leitos de UTIs. Tivemos, nos últimos 20, 15 dias, aumento no número de casos e de óbitos em regiões específicas. Mas nosso secretário de saúde tem conversando constantemente com os secretários municipais, solicitando medidas para que casos sejam revertidos. E temos conseguido de forma satisfatória", ressaltou Zema.

Por fim, o governador do Estado lembrou que não é momento de afrouxar as orientações de distanciamento, isolamento social e higienização.

"Teremos de conviver por muitos e muitos meses. Mas Minas Gerais é estado que está conduzindo de forma muito superior a outros estados. Diferença que atribuo à colaboração e comportamento do mineiro. Conto com o apoio de todos", finalizou.

Máscaras de proteção


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here