Pular para o conteúdo principal

Protocolos sanitários do Minas Consciente contribuem para evitar lockdown

Secretaria de Saúde reforça medidas de isolamento e adesão ao plano estadual como principais formas de controle da pandemia

Agência Minas

Durante coletiva virtual nesta terça-feira (30/6), o chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), João Pinho, reforçou a importância do plano Minas Consciente e do isolamento social para o controle da pandemia de coronavírus.

João Pinho sinalizou que, conforme as análises técnicas da SES-MG, o distanciamento ainda é a melhor forma de prevenção | Pedro Gontijo / Imprensa MG

Lançado em abril, o Minas Consciente se baseia em dados técnico-científicos para elaborar um conjunto de protocolos, visando à retomada segura e responsável das atividades econômicas. Atualmente, 165 municípios aderiram ao plano, o que representa cerca de 4 milhões de habitantes incluídos nos protocolos.

Segundo João Pinho, para entender o impacto dessa pandemia nas relações econômicas, o Governo de Minas elaborou protocolos, coordenados com os municípios, para o acompanhamento e tomada de decisão.

“O plano completou dois meses na data de ontem (29/6) e busca coordenar, dentro do possível, tanto as atitudes dos municípios quanto essa dualidade entre economia e saúde. O acompanhamento é diário e, pelo Minas Consciente, damos sinalizações claras do que está acontecendo e de que o isolamento é a melhor medida de prevenção, no momento”, diz.

Sobre a restrição de circulação de pessoas e de funcionamento de atividades, como um lockdown, João Pinho reforçou que a medida poderá ser realizada em localidades específicas, em caso de indicadores de descontrole da doença.

“Estamos conversando com prefeitos e secretários tentando auxiliá-los. Os protocolos para a eventualidade de lockdown já foram delineados e, agora, passam por ajustes. Destaco a importância da adesão ao plano Minas Consciente, de forma que as medidas de isolamento sejam coordenadas e possam seguir um padrão de conduta. Devemos lembrar que o isolamento adequado, dentro de parâmetros como os previstos no Minas Consciente, evita o lockdown”, avalia.

Visitas

Com objetivo de proporcionar mais conforto às pessoas internadas em unidades hospitalares com covid-19, foi publicada no Diário Oficial Minas Gerais, no último sábado, a Lei nº 23.667, que autoriza visitas presenciais aos pacientes.

De acordo com João Pinho, quando uma lei é promulgada pode haver um período até que a sociedade se adapte à nova regra. “Vai caber aos gestores dos hospitais fazerem o planejamento de como realizar essas visitas, observando todos os protocolos pertinentes, sanitários e de saúde. Eventuais descumprimentos da lei devem ser encaminhados ao Conselho Estadual de Saúde para apuração”, alerta.

Transporte de pacientes

João Pinho reforçou, ainda, que a transferência de pacientes de outros municípios para internação em Belo Horizonte já faz parte das políticas de saúde do Estado.

“Já é convencional em Minas o transporte de pacientes. E, desde o início do enfrentamento da pandemia, desenvolvemos planos de contingências macrorregionais, que organizam a rede em prioridade, os hospitais de referência e, a partir disso, identificamos quais ações serão realizadas caso um paciente necessite de transporte para um atendimento ambulatorial, de internação ou até mesmo de uma UTI”, esclarece.

Ainda de acordo com Pinho, o Estado tem ações que permitem a realização desses transportes. “Temos uma parceria com o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, tanto para transporte terrestre, quanto aéreo. Temos, também, a possibilidade de contratação de um sistema de resguardo para que o paciente seja assistido e a transferência realizada”, complementa.

Camiseta Dryfit Branca (Feminina)

Camiseta Dry Fit Branca (Feminina)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist