Projeto que multa quem não usar máscara em BH segue para votação final - NOVO Rio das Ostras (RJ)

Breaking News

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

sábado, 20 de junho de 2020

Projeto que multa quem não usar máscara em BH segue para votação final

Texto prevê penalidade de R$ 100 para as pessoas flagradas sem o equipamento de proteção nos espaços públicos, transporte público e estabelecimentos comerciais da capital
Por Lucas Morais | O Tempo

O projeto de lei que prevê o uso obrigatório de máscaras nas ruas e avenidas de Belo Horizonte, além dos estabelecimentos que tiveram a reabertura permitida e o transporte público, com a aplicação de multas para quem descumprir a regra avança na Câmara e será votado em segundo turno. Conforme a proposta, as pessoas flagradas sem o equipamento de proteção exigido durante a pandemia do coronavírus podem pagar R$ 100 aos cofres públicos.

Número de doentes tem dobrado a cada 12 a 14 dias | Foto: Fred Magno / O Tempo

Na sexta-feira (19), o texto teve o aval da Comissão de Administração Pública, a última do processo legislativo, com a aprovação de cinco emendas sugeridas pelos parlamentares. A apreciação do projeto, que teve relatoria do líder do governo na Casa, o vereador Léo Burguês (PSL), foi agilizada para que o tema seja regulamentado no município "o mais breve possível".

Sugestões ao texto

Os parlamentares acrescentaram à proposta a obrigatoriedade da aplicação dos recursos obtidos com as multas no Fundo Municipal de Saúde. Outra emenda de autoria do vereador Fernando Borja (Avante) prevê também a suspensão da cobrança para pessoas em situação de rua e beneficiários dos programas sociais e do seguro-desemprego.

Ainda foi acrescentado ao texto a possibilidade de suspender o alvará de funcionamento dos comércios que permitirem a permanência de clientes sem a máscara, proposta pelo vereador Bernardo Ramos (Novo). Já o vereador Preto (DEM) propôs a retirada pela Guarda Municipal das pessoas que não usarem o equipamento de proteção no transporte coletivo.

As vereadores Bella Gonçalves (PSOL) e Cida Falabella (PSOL) apresentaram uma emenda que obriga a prefeitura municipal a promover campanhas informativas e programas educativos sobre o uso adequado do equipamento.

Agora, o projeto de lei terá votação final na Câmara. Caso seja aprovado, o texto segue para sanção ou veto do prefeito Alexandre Kalil (PSD).

Máscaras de proteção

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here