NOVO defende transparência no uso de recursos do Fundo de Reserva no combate ao coronavírus - NOVO Rio das Ostras (RJ)

Breaking News

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

terça-feira, 12 de maio de 2020

NOVO defende transparência no uso de recursos do Fundo de Reserva no combate ao coronavírus

O Plenário da Câmara dos Deputados, aprovou hoje, 12, a Medida Provisória MP 909/19, que extingue o Fundo da Reserva Monetária (FRM) e destina os recursos para a prevenção da Covid-19. 


NOVO na Câmara

O fundo tem cerca de R$ 9 bilhões, de acordo com o balanço de 2019. Sugestão do NOVO determina que uso recurso seja feito de forma transparente. 

NOVO defende transparência no uso de recursos do Fundo de Reserva no combate ao coronavírus
Deputados Federais Alexis Fonteyne (NOVO-SP) e Vinicius Poit (NOVO-SP) | Talles Kunzler/ NOVO na Câmara

O dinheiro só será liberado aos entes federativos que apresentarem um protocolo de atendimento das regras estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o combate ao coronavírus. O relator da medida provisória, deputado Luis Miranda (DEM-DF), acatou a sugestão do vice-líder do NOVO Vinicius Poit (NOVO SP) para fiscalizar e cuidar do dinheiro público. “As contratações e compras feitas com esses recursos deverão ser disponibilizadas na internet. É fundamental a transparência nos gastos e a prestação de contas públicas no combate à pandemia,” destacou Poit.

A divisão do montante será da seguinte forma: 50% para estados e Distrito Federal e 50% para os municípios, distribuídos por critérios a serem estabelecidos pelo Poder Executivo. O governo federal deverá levar em conta, entre outros parâmetros, o número de casos de Covid-19 em cada localidade.

Para o deputado Alexis Fonteyne (NOVO-SP), a extinção do fundo possibilita uma melhor utilização desse dinheiro. “Esse recurso vai ajudar nas ações ao combate à pandemia”, enfatizou. Ele lembrou, ainda, que existem vários outros fundos parados, muito dinheiro sem destinação que poderia estar sendo investido no enfrentamento à Covid-19.

A MP aprovada determina que o Banco Central ficará responsável pela liquidação da reserva, cujo patrimônio está ligado, principalmente, a títulos públicos. Caberá à Caixa Econômica Federal dar baixa contábil dos valores correspondentes ao passivo de contratos habitacionais vinculados ao Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS) relacionados com o fundo extinto.

A matéria segue para o Senado.

Camiseta Estampa And &

Camiseta "&" Preta (Masculina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here