Pular para o conteúdo principal

Escolas com ensino médio de tempo integral em Minas Gerais realizam semana de acolhimento

Ação objetiva apresentar o programa, novo no estado, para toda a comunidade escolar


Agência Minas
Inara Fernanda da Silva Alves Jardim é aluna do 1º ano do ensino médio na Escola Estadual Carlos Luz, em Governador Valadares, no Rio Doce. Nesta semana, ela foi recebida na unidade de maneira diferente: as aulas tradicionais deram lugar a dinâmicas e muito bate-papo. Trata-se da Semana de Acolhimento, iniciativa em ação, até esta sexta-feira (14/2), nas 281 escolas mineiras que oferecem, neste ano, o Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI).

Crédito: Arquivo / E.E. Cônego José Eugênio de Faria

“Chegar na primeira semana de aula e ser recebida assim foi empolgante e muito motivador. Eu estava achando que não ia ser tão legal ficar na escola o dia inteiro, mas depois que entendemos a proposta fiquei ansiosa para começar”, conta Inara.

A Escola Estadual Carlos Luz é uma das que passaram a oferecer Ensino Médio de Tempo Integral Profissionalizante. Os alunos da unidade escolar terão, além das disciplinas conhecidas, aulas do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas. Para o diretor, Miguel Dias Maciel, a escola está localizada em uma área de vulnerabilidade social e a proposta foi muito bem-vinda e aceita pela comunidade. “Adotamos a postura de parceira com a comunidade e eles estão muito receptivos e satisfeitos”, afirma.

Em Cachoeira de Minas, no Sul do estado, a Escola Estadual Cônego José Eugênio de Faria também recebeu a implantação do EMTI neste ano letivo. A estudante do 1º ano do ensino médio, Ingridy Aparecida Paulina Batista, destacou que o acolhimento serviu para esclarecer dúvidas. “Foi tudo muito interessante. Tiramos várias dúvidas. Estava achando que a proposta ia me prender, mas já vi que será um tempo muito bem aproveitado”.

Integração com as famílias

Além dos estudantes e servidores das escolas, os pais e responsáveis também participaram das ações de acolhimento. Renata de Oliveira Costa Silva, mãe de Alexia Terezinha de Oliveira Silva, estudante do 1º ano do ensino médio, aproveitou a oportunidade para esclarecer dúvidas. Com a conversa, passou a acreditar ainda mais na iniciativa. “Tenho a certeza de que este projeto será de excelência. Veio para acrescentar o melhor para o futuro de nossos filhos e prepará-los ainda mais para a vida”.

De acordo com a diretora da unidade escolar, Eliane Janaina de Paula Campos, “os educadores da escola também abraçaram a ideia e estão se preparando para que a iniciativa seja um sucesso. Estão estudando bastante a proposta e muito empenhados para que tudo dê certo”, afirma.

Semana de Acolhimento

A Semana de Acolhimento é realizada por Jovens Protagonistas (JPs) de escolas que oferecem o EMTI desde 2017. Os Jovens Protagonistas são estudantes que se envolveram ativamente nas atividades desenvolvidas nas unidades de ensino onde estudaram e que têm um perfil multiplicador. No ano passado, esses estudantes participaram de uma formação realizada pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). Também participam da iniciativa os JP’s dos estados de Goiás, Pernambuco, Paraíba, Rondônia e Distrito Federal.

A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE Geniana Faria, ressalta a importância de os jovens participarem ativamente das atividades da Semana de Acolhimento. “A política de educação integral é nova no nosso estado e traz muitos desafios. Por isso, esse é um momento de extrema importância e faz com que os jovens se sintam pertencentes, possam conhecer mais sobre o programa e conheçam os benefícios da iniciativa”.

Educação profissional e projetos de vida

Em Minas Gerais, as escolas estaduais adotam dois modelos de Ensino Médio de Tempo Integral. Em 42 unidades escolares, o ensino médio será integrado à educação profissional. Para a definição das escolas, foram priorizadas unidades de ensino com maior vulnerabilidade e municípios sem oferta da educação integral para estudantes do ensino médio. Em outras 239 escolas, o foco será o protagonismo juvenil e a elaboração do projeto de vida. Neste outro modelo de Ensino Médio de Tempo Integral, além do aprofundamento acadêmico, o principal objetivo é dar ao estudante os instrumentos para que ele possa pensar, planejar e se preparar para alcançar o que quer para o seu futuro.

Camiseta Laranja Neon NOVO, Infantil

Camiseta Neon Infantil (Unissex)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist