Seminário em Minas Gerais reúne especialistas para debater futuro da mineração - NOVO Rio das Ostras (RJ)

Breaking News

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Seminário em Minas Gerais reúne especialistas para debater futuro da mineração

Encontro dá início às ações para construção do plano de diversificação econômica para Minas


Agência Minas

Especialistas de todo o Brasil se reuniram nos dias 11 e 12/2, em Belo Horizonte, na sede do Sebrae-MG, para debater os riscos e impactos da mineração em Minas Gerais. As opiniões foram uníssonas: a diversificação econômica é uma necessidade. Para achar soluções foi criado o projeto Reconversão Produtiva de Territórios Minerados. O objetivo é encontrar ações que promovam a redução da dependência econômica da atividade minerária em municípios e territórios no estado.

imagem de destaque
Objetivo é encontrar ações que promovam a redução da dependência econômica da atividade minerária em municípios e territórios no estado | Divulgação / Juliana Corrêa

O projeto exposto no seminário é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), o Sebrae-MG, a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e a Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (Amig).

Os especialistas levantaram questões em busca de iniciativas para melhorar o ambiente de negócios em relação ao desenvolvimento econômico local. Capital empreendedor, tecido empresarial, governança para o desenvolvimento, organização produtiva e inserção competitiva são alguns dos pontos que devem fazer parte da reconversão produtiva.

Para o secretário de Promoção de Investimentos e Cadeias Produtivas, Juliano Alves Pinto, Minas Gerais precisa promover sua diversificação econômica pensando num cenário pós mineração, com foco no futuro. “A mineração está no DNA do estado e deve ser mantida. Porém, com um olhar voltado para o futuro, para novos minerais, com preocupação com a sustentabilidade e a segurança das pessoas, uma nova mineração”, afirma.

A reconversão minerária tem impacto em cadeias produtivas e na matriz econômica do território, e pode ser promovida por meio de três alternativas: diversificação para um novo segmento econômico, encontrando uma nova especialização produtiva; diversificação fortalecendo outras vocações já existentes; e reposicionamento da atividade mineral, qualificando as cadeias produtivas.

O objetivo estratégico é unir entidades públicas, privadas, lideranças e representantes da sociedade civil para apoiar municípios e regiões que vivem da mineração, formando uma governança. Outro destaque é oferecer suporte para que as cidades criem uma agenda para os territórios e definam um caminho para a diversificação econômica. As ações propostas serão monitoradas e avaliadas em conjunto.

Boné Novo Preto

Boné Preto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here