Curso em Minas Gerais capacita operadores do transporte metropolitano para atender pessoas com deficiência - NOVO Rio das Ostras (RJ)

Breaking News

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Curso em Minas Gerais capacita operadores do transporte metropolitano para atender pessoas com deficiência

Iniciativa inédita vai qualificar cerca de 500 profissionais para lidarem com situações cotidianas desses usuários em terminais e estações dos ônibus metropolitanos


Agência Minas

Vinte agentes de estação concluíram capacitação para atendimento às pessoas com deficiência, na última quarta-feira (14/11). Promovido pela Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Seinfra) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram), o curso é oferecido pela primeira vez para os profissionais que atuam diariamente com os usuários do transporte público metropolitano.

imagem de destaque
Com utilização de vendas, cadeiras de rodas, bengalas e muletas, a ideia é que alunos passem a entender situações vivenciadas por pessoas com deficiência | Mário Chrispim / Seinfra

Durante as aulas teóricas, a primeira turma de alunos recebeu orientações sobre os direitos fundamentais da pessoa com deficiência e sobre a Lei Brasileira de Inclusão. Além disso, o conteúdo apresentou a forma correta de abordagem, receptiva e respeitosa, e mostrou a maneira mais adequada de conduzir as pessoas de acordo com cada deficiência. O objetivo é sensibilizar os profissionais no atendimento e estimular o respeito por dignidade e diversidade, inclusão e interação social.

A capacitação também inclui aulas práticas, realizadas dentro do terminal Metropolitano Bernardo Monteiro, na região Hospitalar, em Belo Horizonte. Com a utilização de vendas, cadeiras de rodas, bengalas e muletas, a ideia é que os alunos passem a entender as situações vivenciadas por pessoas com deficiência.

“Entendo que o treinamento trará uma mudança no olhar desses profissionais, possibilitando um melhor atendimento às demandas da pessoa com deficiência, usuária do Sistema de Transporte Metropolitano. Além disso, o curso amplia as condições de acessibilidade e de promoção a um sistema mais humano, refletindo na melhoria na qualidade de vida dessas pessoas”, avalia o instrutor do curso e chefe da Coordenadoria Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Caade) da Sedese, Wesley Barbosa Severino.

Para o superintendente de Transporte Intermunicipal e Metropolitano da Seinfra, Eriênio Jaderson de Souza, a iniciativa promove um importante exercício de empatia entre os profissionais. “Grande parcela dos temas e situações abordadas faz parte da rotina desses funcionários, mas muitos não tinham a noção de como atender às demandas. Acredito que teremos um reflexo muito positivo”, complementa.

Mudança

A aluna Rosemary Nobre, agente de estação no terminal Bernardo Monteiro, destaca que o treinamento trouxe conhecimentos novos, muito úteis para o seu dia-a-dia de trabalho. “Aprendi, por exemplo, que as bengalas usadas pelos deficientes visuais têm cores diferenciadas para distinguir o tipo de deficiência. Agora vou conseguir saber como ajudar, observando essas cores”, relata.

O aposentado Nelson Ferreira, 57 anos, tem dificuldade de locomoção e utiliza o transporte público metropolitano quando vai às consultas médicas. Ele presenciou o treinamento prático e avaliou positivamente a capacitação. “Para a gente, que tem dificuldade de andar, o bom é quando todo mundo está preparado para atender bem”.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Cartilha do Censo 2010 - Pessoas com Deficiência (2012), 23,9% da população brasileira têm algum tipo de deficiência – visual, auditiva, motora e mental ou intelectual.

Novas turmas

Ainda em novembro, outras duas turmas de 20 alunos receberão o treinamento, com início nas próximas terças-feiras (19 e 26/11). A ideia é que cerca de 500 colaboradores, incluindo agentes de estações e também profissionais administrativos, passem pela capacitação. Além disso, alguns funcionários que receberão o treinamento vão atuar como multiplicadores das informações em cursos internos das empresas.

Polo NOVO Branca Masculina

Polo Branca (Masculina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here