Pular para o conteúdo principal

Busca ativa reconquista alunos que estavam fora do ambiente escolar em Minas Gerais

Estratégias desenvolvidas na rede estadual, aliadas ao empenho de gestores e professores, ajudam a garantir que estudantes não abandonem as aulas

Agência Minas

A rede pública estadual de Minas, mesmo em retomada das atividades presenciais com o ensino híbrido, segue em constante ação de busca ativa de alunos que, eventualmente, se distanciam do ambiente de ensino.


Com o empenho dos gestores escolares, professores e equipe das escolas, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) tem sempre desenvolvido campanhas para evitar que os estudantes deixem de participar das atividades remotas, fiquem infrequentes e abandonem os estudos.

Ação ampliada

Na campanha de Busca Ativa conduzida em maio e junho, por exemplo, 45.144 estudantes foram localizados por suas escolas e retomaram as atividades. Destes, 37.891 não haviam recebido o primeiro volume do Plano de Estudo Tutorado (PET) e foram localizados para receber o PET 2 corretamente. Além disso, outros 7.253 não tinham feito a matrícula para este ano letivo e retornaram para a rede estadual. O número é maior que o do ano passado, quando 30 mil alunos voltaram à rotina escolar.

Tudo isso graças a um acompanhamento sistêmico, em que as escolas estaduais intensificaram as ações direcionadas de Busca Ativa dos alunos que não estavam participando ativamente das atividades remotas, com estratégias como ligações para as famílias e estudantes, envio de mensagens por aplicativo e até mesmo visitas às residências dos alunos, sempre com os cuidados sanitários necessários.

De acordo com o subsecretário de Articulação Educacional da SEE/MG, Igor de Alvarenga, a estratégia de garantir que ninguém abandone os estudos é uma preocupação constante e que tem nas gestões escolares seu principal braço de atuação.

“As ações de busca ativa realizadas nas escolas da rede estadual são uma forma muito importante de garantir que os alunos não percam o vínculo com a unidade de ensino e com o aprendizado. Elas continuaram a ocorrer graças ao esforço dos diretores e professores das escolas, que tem se empenhado cada vez mais para que ninguém fique para trás. O acompanhamento fino feito pelas escolas garantiu que muitos alunos voltassem ao ambiente de ensino e a retomarem suas matrículas”, afirmou.

Retomada

Conquista de ações de busca ativa é a retomada de Beatriz Prudêncio, de 15 anos, aluna do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Francisco Tibúrcio de Oliveira, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ela teve dificuldades iniciais de adaptação ao Regime de Estudo não Presencial e, apesar de ter todos os equipamentos necessários para acompanhar os estudos como celular, computador e internet em casa, no momento da interação com os colegas e professores nas atividades remotas a coisa não fluiu como gostaria.

“Eu tive muita dificuldade no começo. Eu nunca fui muito de tecnologia, por isso foi bastante difícil”, revelou.

A estudante disse ainda que sempre gostou de estudar e teve uma relação próxima com os professores. Foi o que a ajudou a voltar. “A Zilma (diretora da escola) me ligou, fez contato comigo. Foram me explicando como estava funcionado. Eu fui pegando o ritmo e agora já estou adaptada”. Beatriz agora está “super animada”, como contou, com o retorno das atividades presenciais no ano de escolaridade dela. “Saudades dos amigos da escola, dos professores. Bom demais voltar”, comemorou.

Atividades presenciais

O retorno das atividades presenciais em boa parte das escolas da rede estadual de Minas tem proporcionado aos alunos o ensino híbrido. Atualmente, estão autorizados o retorno de todos os anos de escolaridade nos municípios inseridos nas ondas amarela ou verde. Nas localidades em onda vermelha, apenas os anos iniciais do ensino fundamental - 1º ao 5º ano -, receberam a autorização. Tudo isso, desde que não exista decreto impeditivo por parte da prefeitura e seja da vontade das famílias.

A possibilidade da presença em sala de aula se junta às ferramentas já utilizadas durante o Regime de Estudo não Presencial: o site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br, o aplicativo Conexão Escola 2.0, as teleaulas do Se Liga na Educação e a principal delas, os PETs.

Mesmo com a nova etapa, o material continua a ser o subsídio do conteúdo para os anos escolares e também para a contagem da carga horária dos estudantes, juntamente às atividades complementares desenvolvidas pelos professores.

Assim como no ano passado, para os estudantes que não têm acesso à internet, o PET é entregue impresso pela escola. A logística e a organização para a entrega são feitas pelos gestores escolares, de acordo com a realidade de cada comunidade, sempre respeitando as determinações da Secretaria de Estado de Saúde (SES) com relação aos protocolos sanitários de prevenção e combate à covid-19.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist