Pular para o conteúdo principal

Estado de Minas inicia Fiscalização Preventiva na Agricultura

Expectativa é de aumento na regularização ambiental e, consequentemente, preservação do meio ambiente

Agência Minas

O Governo de Minas inicia, na segunda-feira (28/9), a primeira edição do programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Agricultura (Fapa). A ação, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), busca reduzir, junto ao setor produtivo agrícola, o número de irregularidades nos empreendimentos com um trabalho prévio de orientação sobre legislação e melhores práticas ambientais.

O principal desafio na produção de polvilho, atualmente, é a disposição da manipueira | Sisema / Divulgação

A expectativa da Semad é que a busca pela regularização ambiental nesse setor aumente e, como consequência, a preservação dos recursos naturais e do meio ambiente. Os primeiros workshops acontecem entre 28 de setembro e 1 de outubro, com foco na produção de polvilho no Sul de Minas.

A programação prevê quatro dias de workshops, que serão realizados nas cidades de Conceição dos Ouros e Cachoeira de Minas. Nos dois primeiros dias, as palestras serão em Conceição dos Ouros; e, nos dois últimos, em Cachoeira de Minas.

Clique aqui para acessar a programação e os endereços dos workshops do Fapa.

Experiência

Desde 2017, a Semad desenvolve esse mesmo trabalho no setor da indústria, a partir da Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria (Fapi). Neste ano, o Fapi chegou à quarta edição e os resultados mostram uma redução considerável de infrações ambientais quando é feito o trabalho de orientação antes da ação repressiva da fiscalização.

Nas três primeiras edições foram 38 workshops de orientação e mais de 3,4 mil fiscalizações, com constatação de infração em apenas 3%. Quando a fiscalização é feita fora da lógica orientativa do Fapi, esse índice de infrações sobe para 24,5%, de acordo com os dados gerados a partir do trabalho da Semad e da Polícia Militar, o que comprova a importância da aproximação do poder público com o setor produtivo para nortear o desenvolvimento sustentável.

Com base nesses resultados, a Semad vem buscando expandir a atuação para outros setores produtivos do estado. O Fapa foi oficializado a partir de um acordo com polvilheiros das cidades de Conceição dos Ouros e Cachoeira de Minas, no Sul de Minas. Em agosto deste ano, uma equipe da Subsecretaria de Fiscalização Ambiental da Semad visitou os dois municípios para conhecer o processo produtivo e os principais gargalos a partir do processamento da mandioca.

“Esse programa demonstra que a atuação do poder público não deve ocorrer apenas em caráter repressivo, mas também com função orientativa e educativa, de forma a permitir o desenvolvimento do setor em um ambiente saudável para as atuais e futuras gerações, com a devida regularização ambiental”, afirma o subsecretário de Fiscalização Ambiental da Semad, Cezar Cruz.

Polvilho

Em relação à produção de polvilho, o principal desafio atualmente é a disposição da manipueira, que é o líquido extraído da mandioca quando ela é processada para a fabricação do polvilho. Esta substância pode gerar danos ambientais aos recursos hídricos e ao solo quando lançada nestes meios de forma inadequada ou sem tratamento.

Um dos painéis nos workshops de orientação vai abordar justamente a destinação correta desse efluente, com possíveis tratamentos e aplicações. Também haverá palestras sobre os objetivos, diferenciais e resultados esperados com o programa, uso racional da água, a importância do cooperativismo para o setor, regularização e fiscalização ambiental, gestão ambiental dos empreendimentos e as perspectivas para o futuro no que se refere à fiscalização e ao monitoramento.

Os eventos terão a participação da Semad, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas).

Avental


Avental foi feito na Escola de Moda, um projeto da AAMAE que atende mais de mil famílias e crianças de comunidades carentes de Suzano, SP. Muitas destas crianças, inclusive, vítimas de abusos e violências. Além do acolhimento, da alimentação e de dinâmicas educacionais, a AAMAE desenvolve também um programa de suporte ao empreendedorismos para as famílias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist