Pular para o conteúdo principal

Uemg ganha 180 novos professores para expansão das atividades em 14 municípios mineiros

Governador Romeu Zema participou da cerimônia de posse nesta quinta (5/8). Quantidade de docentes concursados cresceu 30% na atual gestão

Agência Minas

O governador Romeu Zema participou, nesta quinta-feira (5/8), no Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, da cerimônia de posse de 180 professores da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

Cristiano Machado / Imprensa MG

Os profissionais vão atuar em 14 unidades da instituição espalhadas por todo o Estado: Barbacena, Belo Horizonte, Campanha, Carangola, Cláudio, Diamantina, Divinópolis, Frutal, João Monlevade, Ibirité, Ituiutaba, Passos, Poços de Caldas e Ubá.

Zema ressaltou a importância da instituição na formação de profissionais de qualidade, principalmente no interior do estado. “Fico muito satisfeito de a Uemg ter esta presença tão importante no interior. Sei como é difícil para as pessoas terem acesso a um curso superior, ainda mais gratuito. Então, o papel da Uemg é importantíssimo para levar o conhecimento”, afirmou o governador.

As posses são relacionadas a concursos públicos para docentes de ensino superior realizados para a universidade nos anos de 2014, 2018 e 2019, e vão fomentar ainda mais as atividades de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação.

Somente durante os dois anos e meio da gestão do governador Romeu Zema foram realizadas 470 posses de professores aprovados em concursos públicos da instituição, o que representa crescimento de 30% no quadro de docentes ocupantes de cargos efetivos.

Avanços

Em seu discurso, Zema ressaltou os resultados alcançados pela sua gestão na área da educação, como os recordes na última avaliação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o programa Mãos à Obra, que está reformando milhares de escolas por todo o estado.

“Ontem (quarta-feira, 4/8), estive em Brasília com a nossa secretária de Educação Julia Sant’Anna e com o ministro da Educação (Milton Ribeiro) levando pleitos e problemas que temos aqui em Minas e que o governo federal pode contribuir. Esta luta do nosso governo para melhorar a educação vai continuar, estamos apenas no começo”, finalizou Zema.

Seguindo os protocolos sanitários contra a covid-19, a solenidade foi dividida em dois dias. Nesta quinta-feira, 88 professores assinaram o termo de posse, enquanto outros 87 participam da cerimônia na sexta-feira (6/8). Os últimos cinco professores tomarão posse posteriormente, completando os 180 nomeados.

Fortalecimento

A reitora da Uemg, Lavínia Rosa Rodrigues, falou sobre a importância do fortalecimento da instituição.

“É uma celebração do futuro da nossa universidade, que se fortalece com a nomeação. Com as posses, alcançamos em torno de 72% de professores concursados e nomeados. A consolidação da nossa universidade está sendo antecipada pela melhoria das condições de investimentos e de reconfiguração do quadro de docentes. Reafirmamos a importância do apoio do governo e dos parlamentares que acreditam na Uemg”, ressaltou a reitora.

A professora Simone Murta, que atua há cinco anos na unidade de Diamantina, valorizou a efetivação dos profissionais. “O mais importante é que agora a gente pode desenvolver e estabelecer projetos com extensão, de pesquisa, com uma profundidade muito maior. Isso é uma forma que todos têm a ganhar, professores, alunos e comunidade de uma maneira geral”, disse a professora.

Também participaram da cerimônia nesta quinta-feira (5/8) a secretária adjunta de Educação, Geniana Guimarães Faria, os deputados estaduais Raul Belém e Tito Torres e o vice-reitor da Uemg, Thiago Torres Costa Pereira.

Sobre a Uemg

Presente em 16 cidades mineiras, a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) oferece, atualmente, 119 cursos de graduação em 20 unidades acadêmicas. Contabiliza aproximadamente 24 mil estudantes, o que a credencia como a terceira maior instituição de ensino superior pública do estado em número de alunos. Cerca de 77% de seus alunos são egressos de escolas públicas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist