Pular para o conteúdo principal

Romeu Zema anuncia implantação do Samu Regional em Viçosa e convênio para a criação do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Ferroviário na UFV

Serviço especializado de atendimento de urgência estará disponível, a partir de dezembro, para 53 municípios da macrorregião Leste do Sul

Agência Minas

O governador Romeu Zema anunciou nesta sexta-feira (20/8), durante visita a Viçosa (Zona da Mata), a implantação do Samu Regional para atendimento a 53 municípios da macrorregião Leste do Sul. O novo serviço, que contará com investimento de R$ 14 milhões, deverá entrar em operação em dezembro deste ano.

Governador destacou o trabalho conjunto que viabilizou o novo serviço para a região | Cristiano Machado / Imprensa MG

“É muito gratificante estar em Viçosa para dar essa notícia tão esperada, que vai representar um atendimento médico mais ágil, que muitas vezes significa salvar vidas. É preciso chamar atenção que este é um trabalho conjunto. Uma das características da nossa gestão é somar forças com os municípios. Isso está acontecendo em todas as áreas do Governo de Minas, não só na Saúde”, afirmou Romeu Zema.

Viçosa conta, atualmente, com apenas um serviço de transporte móvel de resgate básico. Com o Samu, a população local e dos outros 52 municípios integrantes da macrorregião terá ganhos significativos em atendimento em saúde. O serviço dispõe de regulação médica especializada e atendimento qualificado, conexão direta com hospitais para encaminhamento de pacientes, além de interface com o Corpo de Bombeiros Militar. A base descentralizada do Samu de Viçosa será sediada no Pelotão dos Bombeiros local.

Durante a solenidade, o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, falou da importância do transporte pré-hospitalar no atendimento de uma emergência. “O paciente chega mais rápido no local certo. Isso muda completamente o desfecho, porque o paciente tem mais chance de sobrevivência e de ficar bem”, afirmou.

Funcionamento

Haverá uma Central de Regulação de Urgência Única coordenada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste), localizado em Juiz de Fora. Somam-se a isso a aquisição de 23 ambulâncias e o ingresso de novos entes não signatários no protocolo de intenções do Cisdeste.

A macrorregião contará com quatro Unidades de Suporte Avançado (USAs), distribuídas nos polos das microrregiões, sendo duas em Manhuaçu, uma em Ponte Nova e uma em Viçosa, além de 19 Unidades de Suporte Básico (USBs) nos seguintes municípios: Abre Campo, Ipanema, Lajinha, Manhuaçu (2), Manhumirim, Matipó, Mutum, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu, Alvinópolis, Jequeri, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, São José do Goiabal, Araponga, Teixeiras e Viçosa.

Ferrovia

Outro compromisso do governador em Viçosa foi a assinatura de Despacho Governamental para que a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) estabeleça um convênio com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) para a criação do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Ferroviário em Minas Gerais.

Durante a assinatura, o reitor da UFV, Demetrius David da Silva, explicou que o núcleo será formado por três instituições públicas federais sob a coordenação da universidade federal. “Teremos um grande grupo de especialistas para focar em inovações tecnológicas na área de ferrovias. Isso é uma visão altamente estratégica do Governo de Minas”, enfatizou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist