Pular para o conteúdo principal

COVID-19: média de recusa de vacinas chega a 6% ao dia em Uberlândia

'Sommeliers de vacina' chegam até o local de vacinação e, quando são avisados de qual fabricante o imunizante pertence, recusam aplicação

Luiz Fernando Figliagi | Estado de Minas

A Prefeitura de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, aponta uma média diária de 6% de pessoas que recusam vacinas de um determinado fabricante.

Mais de 20 mil pessoas não tomaram ou recusaram vacinas oferecidas em Uberlândia | Tony Winston/Ministério da Saúde/Reprodução

Os ‘sommeliers de vacina’ como são conhecidos, chegam até o local de vacinação, e quando são avisados de qual fabricante o imunizante pertence, se negam a receber a dose.

Essa tática atrapalha a continuidade da campanha de vacinação feita pelo município e atrasa a organização da Secretaria de Saúde da cidade, segundo a prefeitura.

Para que a proteção de toda a população seja maior, é fundamental seguir à risca as datas e comparecer no dia do agendamento realizado, explica o Executivo municipal.

Por dia, Uberlândia tem vacinado 4 mil pessoas com os mais variados imunizantes disponíveis no combate ao novo coronavírus.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Cláubia Oliveira, são mais de 20 mil faltosos e a média por dia de recusa chega em preocupantes 6%.

“Não é momento de escolher entre essa ou a outra vacina. Todas são aprovadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e protegem de casos graves e de morte pela doença. E isso tem sido comprovado em diversos estudos. Com os lotes enviados em maiores quantidades e nossa estrutura de vacinação, estamos conseguindo ampliar os grupos e as faixas etárias, mas nada disso adianta se as pessoas continuarem com esse comportamento, principalmente de acharem que podem escolher a vacina. Temos que imunizar a maior quantidade de pessoas, para aumentar a cobertura vacinal e proteger a população”, explica Cláudia.

Pessoas que recusam a vacina, entram imediatamente na lista de ‘faltosos’ e só poderão ser reagendadas após nova validação no cadastro do Portal da Prefeitura. “Mesmo assim, isso não significa que quando for convocada novamente ela irá poder escolher qual vacina irá tomar. Não há essa opção. Precisamos da colaboração de todos para que consigamos vencer essa pandemia”, afirma a coordenadora.

De acordo com levantamento feito pelo sistema da Empresa Municipal de Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub), em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, existem pessoas que foram convocadas mais de uma vez e não compareceram.

O coordenador da rede de urgência e emergência, Clauber Lourenço, explica que a prefeitura tem disponibilizado três vias de comunicação para notificar o agendamento.

“Além de receber uma mensagem de texto no celular (via SMS) confirmando a data, horário, local, quem optou por registrar o e-mail no ato do cadastro também recebe aviso por esse canal. Sem contar a possibilidade de sempre conferir o chamamento, a qualquer momento, no próprio portal da prefeitura”, detalha Lourenço.

Ele reforça que a prefeitura da cidade do Triângulo Mineiro tem trabalhado dentro do que é de sua competência para viabilizar e agilizar a imunização.

“Oferecemos todos os recursos para que a população não perca a vacinação e fique protegida. Todas as vacinas são eficazes e comprovadas. Receber a dose do imunizante é uma proteção à saúde do indivíduo e um bem para a comunidade para controlarmos a doença e evitar, novamente, uma superlotação dos leitos”, explica.

Números a COVID em Uberlândia

Mais de 2.557 pessoas em Uberlândia não tiveram a oportunidade de tomar a vacina contra a COVID-19 e perderam a vida por conta da doença. Neste momento, 407 pessoas estão hospitalizadas e lutando para vencer a batalha contra o coronavírus.

As Unidades de Terapia Intensiva (UTI) registram lotação de 90% na cidade.

O município já confirmou mais de 102.541 casos.

De acordo com o ‘Vacinômetro’ da cidade, 246.878 pessoas foram vacinadas com a 1ª dose e 87.530 com a segunda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist