Agência Minas
O segmento de logística e e-commerce de Minas Gerais acaba de ganhar importante reforço. A Vulcabras, maior gestora de marcas de artigos esportivos do país - detentora das marcas Mizuno, Olympikus, Under e Armour -, acaba de inaugurar um centro de distribuição em Extrema, no Sul de Minas. A nova unidade concentrará principalmente as operações de vendas on-line do grupo e vai promover emprego e renda para mineiros da região.
O segmento de logística e e-commerce de Minas Gerais acaba de ganhar importante reforço. A Vulcabras, maior gestora de marcas de artigos esportivos do país - detentora das marcas Mizuno, Olympikus, Under e Armour -, acaba de inaugurar um centro de distribuição em Extrema, no Sul de Minas. A nova unidade concentrará principalmente as operações de vendas on-line do grupo e vai promover emprego e renda para mineiros da região.
Benefícios
Atualmente, as dez maiores operações de e-commerce do Brasil estão em Minas Gerais, consolidado como o estado logístico do país. Nos últimos anos, o território mineiro recebeu unidades de grandes representantes globais desse segmento. Entre as gigantes com maior faturamento estão Magazine Luiza, Dafiti, a Netshoes, Via Varejo e Privalia. Recentemente, a Amazon começou as operações em Minas e, em breve, a Mercado Livre também terá atividades.
“O bom ambiente de negócios reforça que Minas Gerais é o melhor lugar para se investir. Até abril, foram mais de R$ 121 bilhões atraídos; sendo 2019 o ano de maior investimento na história do Indi, com quase R$ 56 bilhões. Ao todo serão quase 60 mil empregos diretos pactuados, fora aqueles indiretos que podem até duplicar esse número”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.
Atração de investimentos
Conforme a analista da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), Larissa Souza Batista, as negociações com a Vulcabras começaram em setembro de 2020 e contaram com intermediação do Indi nas tratativas tributárias junto à Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG). Ela observa que o desfecho ágil foi garantido pelos esforços do governo mineiro na desburocratização do setor público.
“Extrema já é reconhecida por abrigar empresas de e-commerce e importantes centros de distribuição. Com uma logística privilegiada, certamente vamos conseguir atrair outras empresas do mesmo setor, fortalecendo ainda mais a cadeia produtiva regional. Afinal, trata-se de uma companhia âncora que abre um leque de novas possibilidades de negócios”, avalia Larissa Batista.
Otimização de entregas
Com a inauguração do centro em Minas, a companhia ganha mais agilidade sobre todo o processo, desde armazenamento, transporte e distribuição de seus artigos, conseguindo entregar os produtos mais rapidamente.
Antes da implementação do Centro de Distribuição em Extrema, os e-commerces da Vulcabras funcionavam por meio de um operador logístico terceirizado. Com operação própria, a empresa pode ter uma melhora considerável no prazo médio de entrega, que foi de 5 dias para 2,4 dias.
“A decisão de inaugurar um centro de distribuição próprio em uma região tão privilegiada para este segmento faz parte do plano de crescimento da companhia para os próximos anos”, afirma Rodrigo Miceli, diretor de Supply da Vulcabras. “Reportamos ao mercado no último trimestre de 2020 um crescimento de mais de 20%, se comparado ao mesmo período de 2019”, diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário