Por Mara Bianchetti | Diário do Comércio
De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, ambas são estimados em R$ 8 milhões cada e deverão ser implementadas ainda neste exercício. Para isso, a pasta já está em contato com empresas nacionais que prestam os serviços, em vistas de apresentar as necessidades de Minas Gerais.
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No caso do escaneamento, Marcato explicou que um carro equipado com a tecnologia percorrerá a malha mineira, acelerando a elaboração de projetos em pelo menos dois meses. E na parte do monitoramento da qualidade, haverá ganho de eficiência com redução de até 15% nos custos de manutenção – quando o sistema estiver 100% implantado. Já o mapeamento do pavimento das estradas será feito, inicialmente, em um lote de cerca de 3 mil quilômetros.
Rodoanel
Sobre os demais projetos da Seinfra, o secretário disse que o ciclo de audiências públicas individualizadas por alça, do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) do Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte foi encerrado e que agora a equipe trabalha em novos estudos a partir das mais de 650 sugestões recebidas. Segundo ele, duas delas dizem respeito à alteração no traçado e estão sendo levadas em consideração. A expectativa é que em dois meses o estudo seja concluído e o edital lançado no segundo semestre.
Já em relação ao Programa de Concessões Rodoviárias, Marcato adiantou que o governo está prestes a lançar as consultas públicas dos lotes rodoviários, já está conversando com alguns prefeitos e a previsão é que as primeiras contratações ocorram também no segundo semestre, começando por Triângulo e Sul de Minas. Na sequência, Ouro Preto e Mariana.
A ideia é passar à iniciativa privada cerca de 3,2 mil quilômetros de rodovias mineiras. Para este projeto são estimados R$ 7 bilhões de investimentos e a geração de 30 mil empregos diretos.
Já em relação ao Programa de Concessões Rodoviárias, Marcato adiantou que o governo está prestes a lançar as consultas públicas dos lotes rodoviários, já está conversando com alguns prefeitos e a previsão é que as primeiras contratações ocorram também no segundo semestre, começando por Triângulo e Sul de Minas. Na sequência, Ouro Preto e Mariana.
A ideia é passar à iniciativa privada cerca de 3,2 mil quilômetros de rodovias mineiras. Para este projeto são estimados R$ 7 bilhões de investimentos e a geração de 30 mil empregos diretos.
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