Por Mara Bianchetti | Diário do Comércio
De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, ambas são estimados em R$ 8 milhões cada e deverão ser implementadas ainda neste exercício. Para isso, a pasta já está em contato com empresas nacionais que prestam os serviços, em vistas de apresentar as necessidades de Minas Gerais.
No caso do escaneamento, Marcato explicou que um carro equipado com a tecnologia percorrerá a malha mineira, acelerando a elaboração de projetos em pelo menos dois meses. E na parte do monitoramento da qualidade, haverá ganho de eficiência com redução de até 15% nos custos de manutenção – quando o sistema estiver 100% implantado. Já o mapeamento do pavimento das estradas será feito, inicialmente, em um lote de cerca de 3 mil quilômetros.
Rodoanel
Sobre os demais projetos da Seinfra, o secretário disse que o ciclo de audiências públicas individualizadas por alça, do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) do Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte foi encerrado e que agora a equipe trabalha em novos estudos a partir das mais de 650 sugestões recebidas. Segundo ele, duas delas dizem respeito à alteração no traçado e estão sendo levadas em consideração. A expectativa é que em dois meses o estudo seja concluído e o edital lançado no segundo semestre.
Já em relação ao Programa de Concessões Rodoviárias, Marcato adiantou que o governo está prestes a lançar as consultas públicas dos lotes rodoviários, já está conversando com alguns prefeitos e a previsão é que as primeiras contratações ocorram também no segundo semestre, começando por Triângulo e Sul de Minas. Na sequência, Ouro Preto e Mariana.
A ideia é passar à iniciativa privada cerca de 3,2 mil quilômetros de rodovias mineiras. Para este projeto são estimados R$ 7 bilhões de investimentos e a geração de 30 mil empregos diretos.
Já em relação ao Programa de Concessões Rodoviárias, Marcato adiantou que o governo está prestes a lançar as consultas públicas dos lotes rodoviários, já está conversando com alguns prefeitos e a previsão é que as primeiras contratações ocorram também no segundo semestre, começando por Triângulo e Sul de Minas. Na sequência, Ouro Preto e Mariana.
A ideia é passar à iniciativa privada cerca de 3,2 mil quilômetros de rodovias mineiras. Para este projeto são estimados R$ 7 bilhões de investimentos e a geração de 30 mil empregos diretos.
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