Pular para o conteúdo principal

Governo de Minas acolhe pedido de tombamento estadual da Serra do Curral

Segundo pedido do Ministério Público, tombamentos municipal e federal têm se mostrado insuficientes para conter a expansão urbanística irregular no entorno.

Por G1 Minas — Belo Horizonte

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) acolheu a recomendação do Ministério Público (MPMG) de realizar o tombamento estadual da Serra do Curral, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O processo será apreciado pelo Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (CONEP), em sua próxima sessão ordinária.

Muros de pedra são importantes para conhecimento sobre origens de Belo Horizonte, segundo MPMG — Foto: Divulgação/ MPMG

O Ministério Público realizou uma vistoria na Serra do Curral na segunda-feira (24), com o objetivo de verificar as ocorrências arqueológicas – muros de pedra – presentes na paisagem. O trabalho contou com o apoio do Laboratório de Arqueologia Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de integrantes do Projeto Manuelzão e do Movimento Comunitário Ecológico, Cultural e Esportivo Baixa Serra do Curral.

Segundo o MP, os muros de pedra, localizados na área do perímetro de tombamento municipal da Serra do Curral, podem ser remanescentes do antigo arraial de Curral Del Rei, onde mais tarde foi fundada Belo Horizonte. Para o órgão, a preservação destas estruturas é fundamental para o conhecimento sobre as origens da capital mineira.

"A Serra do Curral é o marco geográfico mais representativo da região metropolitana da capital. O seu valor arqueológico, que abriga raros vestígios remanescentes do antigo arraial de Curral Del Rei, como os muros de pedra, é fundamental do ponto de vista do aprofundamento do conhecimento científico sobre as origens de Belo Horizonte", disse o promotor de Justiça Marcelo Maffra, coordenador da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais.

Segundo ele, o Plano Diretor de Nova Lima, na Grande BH, permite intensa verticalização imobiliária no entorno da Serra do Curral, e muitas novas edificações já ultrapassam a altitude da crista.

A Serra do Curral foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na década de 1960 e, na década de 1990, foi tombada pelo município de Belo Horizonte. Mas, na avaliação de Maffra, os tombamentos municipal e federal têm se mostrado "insuficientes para conter a expansão urbanística irregular no entorno da serra".

Leia a resposta da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (Secult) na íntegra:


"A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) informa que a pasta encaminhou um ofício ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) com manifestação do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) informando sobre o integral acolhimento à recomendação de tombamento estadual da Serra do Curral.

Portanto, este processo será submetido ao Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (CONEP) e tratado na próxima sessão ordinária deste órgão colegiado. A data desta sessão será proposta pela Secult e imediatamente comunicada ao MPMG."


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist