Pular para o conteúdo principal

Marcela Trópia: 100 dias de defesa pela liberdade

Construir uma BH do tamanho dos nossos sonhos. Essa foi a ideia que norteou minha campanha a vereadora. É também esse o propósito que me impulsiona hoje, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, ao representar milhares de belo-horizontinos que também querem viver numa cidade que não tenha limites para crescer.

Marcela Trópia | BHAZ


Apesar dos obstáculos impostos pela pandemia do coronavírus, encarei o desafio de escrever um novo capítulo na história de BH trabalhando pela cidade que eu amo. Agora, completados 100 dias de mandato, me sinto segura para dizer que estou no lugar certo e na hora certa, com a enorme missão de defender a liberdade em Belo Horizonte.

Na prática, defender a liberdade é justamente construir uma cidade onde se pode sonhar grande, sem sermos limitados pela canetada da Prefeitura ou por decisões ruins da Câmara Municipal. Por isso, nesses 100 dias venho trabalhando de maneira incansável para tornar realidade as nossas propostas: formular políticas públicas que melhorem a educação em BH, simplificar o ambiente de negócios da cidade, trazer mais inovação para a mobilidade urbana e contribuir para uma Câmara mais barata e eficiente.

Para trazer mais liberdade econômica a Belo Horizonte, criei a Comissão de Desburocratização, cujo objetivo é combater o excesso de burocracia na cidade. Vamos trabalhar para simplificar e revogar legislações, digitalizar e descomplicar processos públicos, enfim, eliminar travas que atrapalham o dia a dia de todo o cidadão, especialmente de quem empreende na cidade.

Outra grande vitória desses primeiros 100 dias foi a conquista da presidência da Comissão de Educação. Desde que assumi, propus que a Comissão focasse os debates no tema mais urgente que envolve a educação da cidade hoje: a reabertura segura das escolas. Temos realizado audiências públicas, enviado pedidos de informação à Prefeitura e feito visitas técnicas às escolas para avaliar as condições de segurança para a volta às aulas, assim que for possível.

Outra frente de trabalho do mandato é a sub-relatoria na Comissão de Reformulação da BHTrans, onde estou focada nas pautas de inovação na mobilidade e integração de BH com a Região Metropolitana. Há anos sofremos com a má qualidade do transporte coletivo da nossa cidade, que está sempre sobrecarregado e com pouca integração com outras formas de mobilidade. O trabalho da Comissão será uma das iniciativas do gabinete para contribuir nessa área.

No Plenário, participei de votações extremamente importantes para a cidade. Conseguimos aprovar em primeiro turno, por exemplo, o projeto que devolve os alvarás de creches e escolas infantis recolhido de maneira ilegal pela Prefeitura em 2020.

Ao mesmo tempo, participei de votações duras e polêmicas, em que foi necessário enfrentar o populismo para defender aquilo que é certo. Foi o caso da votação do projeto que autorizava a Prefeitura adquirir um empréstimo milionário, sem qualquer transparência de como o recurso seria gasto. Junto com a bancada do NOVO, decidi seguir meus princípios, votando contra o projeto e explicando para a população a minha escolha de defender o respeito ao pagador de impostos.

Nesses 100 dias, posso dizer com tranquilidade que atuei firme com os meus princípios, como a transparência e a eficiência. Junto com a bancada, recusei privilégios como o aluguel de carros oficiais e registrei a recusa aos auxílios de início e fim de mandato, que estão suspensos nesta legislatura. Fiz tudo isso ao lado de um time enxuto e extremamente qualificado, selecionado através de processo seletivo, como prometido em campanha.

Foram 100 dias defendendo a liberdade, combatendo burocracias, fazendo articulação política na Câmara e dando passos importantes para termos uma cidade cada vez melhor e mais livre. Desejo que o meu mandato seja exemplo, inspiração e esperança para cidadãos que também sonham com uma cidade livre para sonharmos grande e realizarmos todos os nossos objetivos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist