Justiça do Rio suspende nomeação dos 3 novos conselheiros do Tribunal de Contas do Município (VIDEO) - NOVO Rio das Ostras (RJ)

Breaking News

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

domingo, 25 de abril de 2021

Justiça do Rio suspende nomeação dos 3 novos conselheiros do Tribunal de Contas do Município (VIDEO)

Desembargador acolheu pedido do vereador Pedro Duarte, que argumentou que houve 'violação ao devido processo legislativo'.

Por Pedro Figueiredo | TV Globo

O desembargador Paulo Sérgio Prestes dos Santos, da Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, suspendeu, neste sábado (24), as nomeações dos 3 novos conselheiros do Tribunal de Contas do Município (TCM) - Bruno Maia, David Carlos e Thiago K. Ribeiro.

Os nomes haviam sido aprovados na quinta-feira (22) pela Câmara de Vereadores do Rio, em sabatina com elogios e poucas perguntas.

No texto, o magistrado autoriza o pedido liminar (provisório) para, “nos termos da postulação, SUSPENDER, com efeitos imediatos, todo e qualquer procedimento tendente ao provimento dos cargos de Conselheiros do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro aos indicados BRUNO MAIA DE CARVALHO, DAVID CARLOS PEREIRA NETO e THIAGO KWIATKOWSKI RIBEIRO, notadamente a posse e a entrada em exercício, até o julgamento definitivo do presente mandado de segurança”.

O pedido de suspensão foi protocolado pelo vereador Pedro Duarte dos santos Soares Júnior, que argumentou que houve “violação ao devido processo legislativo, forte na ocorrência de desrespeito a regras e princípios constitucionais e legais, bem como a normas regimentais”.

Procurada pelo G1, a Prefeitura do Rio informou que ainda não foi notificada da ação e, portanto, não pode avaliar se vai recorrer.

Já a Câmara dos Vereadores ainda não respondeu.

Os conselheiros têm cargo vitalício e podem ocupar a função até completar 75 anos de idade.

Indicações polêmicas


As indicações para as três vagas de conselheiro do TCM do Rio foram publicadas na terça-feira (20) e provocaram polêmica na Câmara de Vereadores, com parlamentares questionando os nomes.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM), indicou dois candidatos. O primeiro é David Carlos Pereira Neto para ocupar o lugar do conselheiro aposentado José de Moraes.

Ele é chefe de gabinete de Paes desde quando o atual prefeito era Secretário Municipal de Meio Ambiente, no início dos ano 2000. Segundo os vereadores, ele não tem curso superior e só enviou uma carta/currículo para a Câmara de Vereadores.

O outro nome é Bruno Maia de Carvalho, procurador do TCM, para ocupar a vaga do ex- conselheiro Antônio Carlos Flores de Moraes.

Segundo o RJ2, a lei prevê que o TCM deveria encaminhar a lista de três nomes ao prefeito em 30 dias, mas isso só ocorreu 70 dias depois.

Ainda segundo a reportagem, o então prefeito Marcelo Crivella indicou o nome de José Ricardo Parreira de Castro, mas os vereadores aliados ao atual prefeito Paes, travaram o processo.

Maia de Carvalho entrou no serviço público em 2019 e está em estágio probatório até agosto do ano que vem.

A terceira indicação foi da Câmara dos Vereadores. Para a vaga de Thiers Montebello foi indicado o nome de Thiago K Ribeiro, vereador pelo Democratas e líder do governo Paes na Câmara.

Como mostrou o RJ2, o irmão do indicado, Tadeu K Ribeiro, já trabalhou no gabinete do conselheiro Luís Antonio Guaraná, que atualmente é o presidente do tribunal.

O que disse a prefeitura sobre as indicações


A Prefeitura do Rio disse que David Carlos é um servidor público qualificado e experiente para a função e cumpre todos os requisitos legais. Sobre o nome de Bruno Maia, a prefeitura disse que a escolha do prefeito é por ter entendido que ele é o mais preparado.

Ainda segundo a prefeitura, o nome do vereador Thiago K.Ribeiro, líder do governo na Câmara, não tem qualquer interferência do prefeito Eduardo Paes e que isso cabe ao Legislativo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here