Pular para o conteúdo principal

Grupo Flexível inaugura fábrica em Extrema (MG)

O que os segmentos automotivo, moveleiro, calçadista, de construção civil, industrial e cadeia do frio podem ter em comum?

Por Mara Bianchetti | Diário do Comércio

Sob o ponto de vista da produção, a utilização de produtos e tecnologias de poliuretano. Mas você sabia que há indústrias próprias para o desenvolvimento das soluções químicas que darão forma ao produto final, seja ele uma espuma para colchão, para a prancha de stand up paddle ou a palmilha de um tênis, por exemplo?

A história da Flexível começou com uma empresa de consultoria em formulações e aplicações de poliuretano em 1999 | Crédito: Divulgação

Isso é o que faz a Flexível, empresa de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, com 22 anos de mercado, que acaba de inaugurar uma unidade fabril em Extrema, no Sul de Minas Gerais, em vistas de atender as demandas do Norte e Nordeste do País.

A história da Flexível começou com uma empresa de consultoria em formulações e aplicações de poliuretano em 1999. Em 2004, iniciou a industrialização de aditivos e matérias-primas. A partir daí não demorou muito para a empresa se consolidar como uma casa de sistemas, passando a criar fórmulas e comercializar tecnologias em poliuretanos em 2008.

Hoje a empresa atende todo o Brasil com tecnologias personalizadas para os mais diversos segmentos e conta também com um dos laboratórios de tecnologias de poliuretano mais completos do País, com engenheiros químicos especializados. Quem conta é a diretora de marketing da empresa, Andrea Nunes.

Segundo ela, ao longo do tempo, a empresa se reinventou constantemente para atender às novas demandas do mercado de poliuretano e agora se reestruturou como Grupo Flexível, visando atuar em novas frentes. O objetivo, segundo ela, é oferecer soluções mais completas para diferentes segmentos da indústria e se consolidar como gestora de tecnologias destaque não só em soluções de poliuretano, mas também na química em geral.

“Essa reestruturação começa pela expansão do parque fabril, com a inauguração da unidade mineira. Agora, além de toda a estrutura da matriz, contamos também com uma área de 650 metros quadrados e capacidade de armazenamento de mais de 200 mil litros do produto em Extrema”, citou.

A decisão estratégica norteará a empresa a direcionar suas ações para os próximos cinco anos. A nova unidade, em um primeiro momento, atuará com armazenamento de produtos acabados, envase e distribuição – tendo como objetivo proporcionar uma maior eficiência de logística aos negócios da empresa e aumentar sua abrangência nacional. Mas a ideia é que, no futuro, também envolva os estágios de desenvolvimento das soluções. A filial em localização central do Brasil permitirá também uma maior aproximação dos clientes, com mais agilidade no atendimento presencial e na assistência técnica.

Fábrica especializada em poliuretano terá operações B2C

As novidades em estrutura física também envolvem a fábrica localizada na matriz, em Jaraguá do Sul. Para implantar todas as inovações em produtos e serviços, a Flexível está ampliando sua planta dos atuais 6 mil metros quadrados para 11 mil metros quadrados, o que permitirá o aumento da capacidade de produção e armazenamento.

Quanto às novas unidades de negócios, Andrea Nunes afirmou que serão implantadas gradativamente no decorrer de 2021 e adiantou que, além da atuação direta no mercado B2B, o Grupo Flexível também terá operações B2C.

“Uma das novas frentes de atuação ocorrerá na parte de suporte a diferentes segmentos industriais. Hoje já oferecemos esse serviço a clientes mas, em breve, disponibilizaremos para o público em geral. Temos todo maquinário e recipientes indicados para o armazenamento de produtos como o poliuretano e podemos auxiliar pequenas empresas que têm como investir nesse tipo de estrutura”, explicou.

Sobre o desempenho dos negócios, Andrea Nunes disse que o ano de 2020 foi desafiador, assim como para todos os segmentos da indústria. Mas, mesmo diante tantas adversidades, a Flexível conseguiu manter um crescimento sustentável e prevê manter o ritmo de crescimento em 2021.

“O primeiro semestre ainda deverá ter algum efeito da falta de matéria-prima que continuamos enfrentando, mas a partir da segunda metade do ano, as coisas devem melhorar”, apostou. Nos últimos cinco anos a empresa registrou crescimento de faturamento na casa dos dois dígitos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist