Educação financeira na escola é coisa pra filho de empresário? - NOVO Rio das Ostras (RJ)

Breaking News

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

quinta-feira, 15 de abril de 2021

Educação financeira na escola é coisa pra filho de empresário?

Educação financeira é libertadora. Você concorda com essa afirmação?

Cris Monteiro (NOVO-SP) | Vereadora em São Paulo

Você acredita que educação financeira é para todos, independente de classe social?

Ou você acredita que pessoas com baixo poder aquisitivo não precisam de aulas de educação financeira, pois afinal, isso é coisa apenas para filho de empresário que estuda em escola particular?

Sinto informar que se você respondeu sim nas duas primeiras, é impossível achar que a última é progresso para o nosso país.

A educação financeira torna cidadãos livres, portanto ela deve ser para todos e todas, independente do tamanho da conta bancária ou do seu CEP.

Ontem, durante a Comissão de Educação tive que ouvir absurdos como “até parece que os alunos de escola pública têm recursos financeiros para ter aula de educação financeira”, como se só precisasse entender de dinheiro quem o tem. Que pensamento excludente é esse que acredita que educação financeira é apenas para a elite?

Pior: que ideia é essa de achar que pobre não sabe o que quer? Como uma pessoa com salário de vereador pode ter tanta convicção de falar que pobre não precisa disso ou daquilo, que não é importante para ele porque está ocupado demais? De onde vem essa certeza, ou é apenas mais uma briguinha ideológica?

Se não apresentarmos oportunidades e possibilidades de aprendizado, em todas as áreas, financeira inclusive, continuaremos nesse ciclo infinito aonde o rico ganha e o pobre continua na mesma. Não seria melhor ensinar mães chefes de família como organizar sua vida financeira? Crianças como poupar e utilizar melhor seus recursos? Pequenos empresários a como melhorarem seu empreendimento?

O aluno que tem aula de educação financeira na escola acaba levando o conteúdo para dentro de casa, onde os pais, em regra, podem ter dívidas com cartão de crédito por má gestão de renda, e não falta dela. Dados apontam que 63,2 milhões de pessoas estão no Serasa (2019), e isso é 40,4% da população adulta do país. A grande maioria não se planeja porque não sabe como fazer, ou não sabe da importância que tem um orçamento pessoal, e até entre aqueles que possuem um método de controle, 61% relatam dificuldades (2020). Muitas pessoas ainda não sabem como fazer uma planilha de controle de gastos que seja eficiente. Me pergunto porque tanta imposição de oferecer esse conteúdo nas escolas.

Aonde está o direito de escolha, de querer ou não consumir esse conteúdo, que tanto prezo?

Precisamos oferecer o máximo de possibilidades de estudo para que no futuro as crianças saibam fazer suas próprias escolhas, e uma delas é a educação financeira. Porque então temos vereadores querendo negar o direito de aprendizado baseado em renda?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here