Pular para o conteúdo principal

A Educação no estado do Rio agoniza

Em 2019, as escolas do ensino médio da rede pública do estado ficaram com o 20° lugar no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), essa pontuação coloca o estado do Rio de Janeiro no final do ranking brasileiro das escolas de ensino médio. O resultado expressa a realidade de docentes e servidores de educação insatisfeitos e desvalorizados, infraestrutura precária e, por último, e não menos importante, uma gestão pública politizada e incapaz.

Por Juliana Benício | NOVO Niterói

Com orçamento de 8 bilhões e meio de reais por ano, o estado não consegue entregar qualidade, tampouco esperança em um futuro melhor. 

Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro

Diante deste contexto, entendemos que ações devem ser encaminhadas para que esse quadro seja revertido o quanto antes. Essa foi a motivação do plano de ação desenhado por especialistas no seminário virtual “Do Rio para o Rio: Caminhos e Soluções”.

Foram pontuados caminhos para soluções reais e viáveis para uma educação séria e comprometida. Não são fórmulas mágicas, são iniciativas que qualquer profissional competente e técnico pode realizar. Falta colocar a educação como prioridade no fazer político.

Essa reflexão é especialmente importante no contexto que nos encontramos. Onde, devido a pandemia do COVID-19, as escolas ficaram fechadas para ensino presencial por quase um ano e os alunos das escolas públicas ficaram desassistidos. Ficou clara a incapacidade das escolas públicas de se adaptarem ao novo cenário e de se reinventarem em prol do foco primordial da escola que é a educação do seu aluno.

A consequência da morosidade e ineficiência da gestão da educação pública foi a ampliação considerável da desigualdade entre a qualidade de ensino público e privado, deixando o futuro do aluno da escola pública ainda mais distante.

Juliana Benício é engenheira de produção, mestre em Economia e doutora em Engenharia de Produção, títulos que conquistou na Universidade Federal Fluminense. Tem, ainda, especialização em gestão educacional e licenciatura em matemática. Trabalha com gestão educacional há 15 anos, tendo atuado em grupos educacionais de atuação internacional e nacional, onde conseguiu resultados expressivos como gestora de alta performance. Atualmente atua como Coordenadora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRJ – Campus Niterói, e como avaliadora do ensino superior pelo INEP/MEC.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist