Pular para o conteúdo principal

Seminário organizado por Ganime debateu caminhos e soluções para o Rio de Janeiro (VIDEOS)

O seminário virtual “Do Rio Para o Rio: Caminhos e Soluções”, organizado pelo deputado federal Paulo Ganime (NOVO/RJ) no sábado (6), foi um sucesso. 

Paulo Ganime (NOVO-RJ) | Deputado Federal do Rio de Janeiro

O evento, em homenagem aos 456 anos da Cidade do Rio de Janeiro, tratou de diversos temas, como saúde, educação, segurança, emprego e renda, transportes e saneamento, com especialistas de cada área buscando soluções para os problemas. O painel sobre saúde contou com a participação do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta.

Divulgação

“Nosso seminário foi incrível! Debatemos durante um dia inteiro sobre os mais variados temas, buscando soluções práticas para a Cidade do Rio. O Rio tem solução, mas é preciso parar de falar e fazer. E antes de fazer é preciso encontrar as soluções viáveis. E nada melhor do que pessoas que entendem o nosso Rio”, comemorou Ganime, que, junto à sua equipe, está elaborando um plano de ação para enviar às autoridades responsáveis pela execução das propostas.

Projetos para o Rio 

Durante o evento, foram apresentados dois projetos para o Rio. O MIT REAP quer transformar o Rio num grande ecossistema de inovação e empreendedorismo nos setores de energia e sustentabilidade. E o City Minds tem a proposta de reunir mentes da cidade dos mais diversos segmentos e conhecimentos para solucionarem juntos os desafios apresentados.

Educação 

No painel “Ensino de base no Rio e caminhos para melhorar a educação”, Antônio Neto, ex-secretário estadual de Educação, destacou a “fratura exposta” causada pela pandemia da Covid-19 na educação e a necessidade de preparar a escola para o século 21. Para a ex-secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, “não é oferecendo coisas idênticas para todos que conseguiremos resultados de altas expectativas”. A moderação foi feita por Juliana Benício, professora, mestre em Economia e doutora em Engenharia de Produção.

Saúde 

Com a participação do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, do secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, e do infectologista e professor da UFRJ, Celso Ramos, o painel “A saúde no Rio no pós-pandemia” destacou algumas propostas, entre elas, que os hospitais federais pactuem suas atividades de acordo com as necessidades do município e do estado; e que seja realizada a descentralização da distribuição dos recursos, definindo claramente o que é responsabilidade da União, Estado e Município. O moderador foi o médico Sérgio Teixeira, que é diretor executivo do Instituto de Pesquisa Teixeira Ramos – IEPTR.

Emprego e renda 

Um dos grandes problemas é o desemprego. O Rio foi a cidade brasileira com maior perda de postos de trabalhos formais no Brasil, em 2020. Tito Ryff, gerente de Políticas Públicas do Sebrae, pediu urgência na vacinação. “Vacinar, vacinar, vacinar. A economia não vai se recuperar sem a vacinação das pessoas para que se sintam seguras”. A diretora da Firjan, Carla Pinheiro, defende a criação de um auxílio empreendedor neste período de pandemia. O painel “Emprego, renda e oportunidades: o Rio precisa!” contou com a participação ainda de Jonathas Cabral, gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Cláudio Tângari, da Fecomércio, e Hector Gusmão, CEO e cofundador da Fábrica de Startups Brasil. O vereador Pedro Duarte (NOVO/RJ), que é relator da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara do Rio, fez a moderação do painel.

Segurança 

Outro grave problema é o crescimento da violência, num momento em que a milícia se expande por diversas regiões. Segundo Rodrigo Pimentel, ex-policial do Bope e autor do livro que deu origem ao sucesso Tropa de Elite, “o morador do Rio é refém da milícia, não paga contas de água nem luz”. Essa situação ainda cria um sério problema para o Estado, que deixa de arrecadar R$ 280 milhões por ano em recursos do ICMS da energia e outros milhões de reais de ICMS de água. Participaram do painel “Caminhos para a segurança pública no Rio de Janeiro”, o ex-secretário de Segurança Pública do Rio, Roberto Sá, e o Major Leonardo Novo, comandante do corpo de alunos das Escola de Formação de Oficiais da PMERJ. A moderação foi feita pelo deputado estadual Alexandre Freitas (NOVO/RJ), membro da Comissão de Segurança Pública da ALERJ.

Saneamento 

Numa cidade em que cerca de 35% dos esgotos não são tratados, existem muitos desafios. E esse foi o principal assunto do painel “Infraestrutura e metas de saneamento para o Rio”, com os painelistas Cíntia Leal de Araújo, especialista em Regulação da Agência Nacional de Águas (ANA); Luiz Prado, ex-secretário de Desenvolvimento Sustentável do Espírito Santo; e Miguel Alvarenga Fernández y Fernández, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-Rio). Marcelo Campos, advogado e co-autor do livro “Aspectos Jurídicos do Saneamento Básico”, foi o moderador do painel.

Transportes 

Implantação da bilhetagem eletrônica; criação de infraestrutura para abastecimento elétrico visando atender à demanda futura; integração entre modais; acessibilidade nos modais e acesso às estações; foram algumas propostas defendidas no painel “Transporte e mobilidade como vetores de crescimento econômico”. Participaram Delmo Pinho, secretário de Transportes do Estado do Rio; e Lino Marujo, pesquisador de Big Data em Logística e Operações da UFRJ. A moderação foi da deputada estadual Adriana Balthazar (NOVO/RJ), membro da Comissão de Turismo da Alerj.

Ao final, os mediadores se reuniram para discutir as principais propostas apresentadas em cada tema e revisar o plano de ação que será enviado às autoridades competentes.

Para assistir ao seminário, as Lives estão disponíveis no canal do deputado Paulo Ganime, no Youtube.




Camiseta de Algodão (Unissex)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist