Pedro Duarte (NOVO-RJ) | Vereador no Rio de Janeiro
Esse crescimento acelerado trouxe pontos positivos, mas outros muito negativos também, como: o custo de morar perto dos centros cada vez mais inacessível, gerando periferias extensas desprovidas de serviços e equipamentos de saúde, educação, lazer, coleta de lixo, tratamento de água e esgoto; distâncias cada vez maiores a serem percorridas entre a casa e o trabalho, com transporte público muitas vezes ineficiente e superlotado; aumento na poluição das águas e muitos outros.
A boa notícia é que o poder de reorganizar isso está em nossas mãos. Planos diretores, leis de parcelamento, uso e ocupação do solo, proteção ao meio ambiente e ao patrimônio cultural buscam direcionar recursos e esforços para controlar o crescimento e direcioná-lo para as áreas que têm mais capacidade de absorvê-lo, por contar com melhores condições de serviços e infraestrutura.
Porém, o planejamento urbano, sozinho, não é capaz de acabar com todos os problemas da cidade. A batalha precisa ser travada junto com a participação popular e um sistema eficiente de implementação e fiscalização - se isso não é feito, acaba virando apenas um monte de textos e mapas, guardados nos arquivos da Prefeitura.
Esse ano, o planejamento urbano da cidade será revisto e eu e minha equipe queremos contribuir para que os planos saiam verdadeiramente do papel e ganhem as ruas do Rio de Janeiro.
Topa participar conosco da construção da cidade que queremos? O que precisa melhorar no Rio?
Nenhum comentário:
Postar um comentário