Veículos elétricos: Cemig SIM instala eletropostos em Belo Horizonte - NOVO Rio das Ostras (RJ)

Breaking News

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Veículos elétricos: Cemig SIM instala eletropostos em Belo Horizonte

Símbolos de um consumo responsável, os carros elétricos estão, aos poucos, se tornando mais comuns em todo o mundo, inclusive no Brasil. 

Por Daniela Maciel | Diário do Comércio

Em Belo Horizonte são cerca de 120 e com crescimento acelerado. Há pouco mais de um ano esse número era pouco maior que 50. Para incentivar o uso dos veículos movidos à energia renovável, a Cemig SIM implementou três postos de abastecimento de carros elétricos na região Centro-Sul: Mercado Central, no supermercado Super Nosso (unidade Lourdes), e na concessionária AvantGarde (bairro Santa Lúcia).

Divulgação/Cemig

A iniciativa parte de um conceito desenvolvido a partir de programa de inovação aberta realizado em parceria com a Fiemg Lab, UseCarGo e Voltbras. De acordo com o executivo de Soluções da Cemig SIM, William Alves de Souza, a meta é disponibilizar, além da energia, uma infraestrutura robusta para que os usuários de carros elétricos tenham liberdade para planejar seu deslocamento.

“Nosso propósito é fazer um movimento para que esse mercado aconteça. Fizemos um chamamento público com o Fiemg Lab, para trazer soluções para carregamento e uma plataforma que é fundamental. Essa nossa prova de conceito vem para fazer esse movimento no mercado. A Cemig SIM tem a proposição de alavancar nossa atuação nesse mercado a partir desse projeto. Vamos empreender em estrutura. O importante é que não estamos apenas mudando a base do combustível fóssil para elétrico, estamos trazendo uma solução que é uma integração. O veículo elétrico é também uma plataforma digital. É um novo mundo em que estamos nos engajando”, explica Souza.

Há também, outros produtos e serviços pensados para atender às individualidades dos novos usuários da tecnologia de mobilidade elétrica e à expansão do seu uso. Os interessados em utilizar o serviço podem baixar o aplicativo “SIM Charger”, nas lojas Android e Apple. Cabe ressaltar que os eletropostos poderão ser utilizados por todos, inicialmente sem custo de carregamento.

“Hoje no Brasil toda estrutura de abastecimento de carros elétricos é incentivada, sem cobrança para o usuário final. Ainda não há previsão para que esse serviço seja cobrado. Por enquanto o objetivo é ampliar a rede e assim ajudar a ampliar o mercado, inclusive em outros lugares fora do Estado. A Cemig SIM está preparada para levar o projeto para onde exista interesse. Já recebemos, desde que o projeto se tornou público, consultas de empresas de diferentes setores como postos de combustíveis e até condomínios onde os moradores querem ter esse tipo de veículo, mas têm receio quanto ao abastecimento”, destaca.

Os parceiros do projeto ArcelorMittal e Supermercado Super Nosso receberam um carro Nissan Leaf, movido à energia elétrica, para que possam testar os aplicativos e postos disponíveis. O veículo leva uma hora e 45 minutos para atingir 100% de carga. Atualmente, o valor médio de recarga, com fonte solar, é de R$ 40,00.

“A pandemia alertou a sociedade mais uma vez quanto à necessidade de nos preocuparmos com o meio ambiente. O mercado de energia fotovoltaica está sendo mais procurado por esse motivo. Além da estrutura de carregadores, na segunda fase do projeto, também vamos investir numa frota de carros elétricos compartilhados. Podemos levar isso até os nossos parceiros. O compartilhamento é um conceito primordial para a Cemig SIM. Ele traz sustentabilidade, redução de custos, além da possibilidade de registro e acompanhamento de tudo que acontece com o veículo”.

Divulgação/Cemig

Mais novidades 

Até março a Cemig SIM deve disponibilizar uma solução para o acompanhamento remoto do gasto de eletricidade para clientes pessoas física e jurídica, através de um aplicativo. Assim a pessoa vai conseguir observar o que está sendo consumido e remanejar atividades para horários de menor tarifa e detectar desperdícios.

“Além de monitorar, o aplicativo também vai dar alarme caso a energia caia. Essas aplicações vão não só permitir uma redução na conta e evitar prejuízos para os consumidores, tornando o uso da energia mais racional, como também reduzir a exploração de recursos naturais. Quanto mais pudermos utilizar recursos renováveis e poupar a exploração do planeta, teremos uma vida mais saudável e economicamente viável”, completa o executivo de Soluções da Cemig SIM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here