Pular para o conteúdo principal

Romeu Zema vistoria distribuição de seringas agulhadas para vacinação contra a covid-19, em Varginha

Regional de Saúde recebeu 300 mil unidades e inicia distribuição aos municípios do Sul de Minas nesta segunda-feira; ao todo, Estado adquiriu 50 milhões de seringas agulhadas

Agência Minas

O governador Romeu Zema vistoriou e acompanhou, nesta segunda-feira (11/1), em Varginha, no Sul de Minas, o recebimento e o início da distribuição dos primeiros lotes de seringas agulhadas para vacinação contra a covid-19 na região. Na última semana, na primeira etapa desse processo, foram encaminhadas para a Regional de Saúde de Varginha cerca de 300 mil unidades, que serão distribuídas aos 50 municípios que compõem a macrorregião a partir desta segunda-feira.

Ao todo, o Governo de Minas adquiriu, de forma antecipada, 50 milhões de seringas agulhadas | Divulgação

Zema acompanhou o carregamento do primeiro lote de suprimentos, encaminhado para o município de Lavras. Ele ressaltou a agilidade e eficiência de seu governo para garantir que a vacina chegue à população mineira o mais rápido possível.

“Há 90 dias, nós já estávamos planejando esta compra de agulhas e seringas. Quero tranquilizar o mineiro e dizer que toda a estrutura para vacinação está montada no estado. O mineiro vai ter um processo de vacinação totalmente estruturado, eficiente e seguro”, afirmou o governador.

Ao todo, o Governo de Minas adquiriu, de forma antecipada, 50 milhões de seringas agulhadas. Deste total, 20 milhões já chegaram à Central Estadual de Rede Frios da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), em Belo Horizonte, que já iniciou a distribuição por todo o estado por meio das superintendências e regionais de Saúde.

Plano para Vacinação

Além das seringas, o Governo de Minas também adquiriu 617 câmaras refrigeradas para o armazenamento das vacinas. A estratégia começou a ser elaborada em setembro do ano passado, por meio do Plano de Contingenciamento para Vacinação contra a Covid-19. As ações da atual gestão estadual asseguraram a compra dos insumos e materiais para garantir mais agilidade na aplicação das vacinas na população mineira.

“A data exata da vacinação ainda não foi disponibilizada pelo Ministério da Saúde, mas já sabemos que será um plano nacional, e que nenhuma cidade ou estado será privilegiado ou prejudicado. Estou muito otimista com esta vacina, que vai ser a solução para esta pandemia que está quase completando um ano e que afetou a vida de todos nós”, finalizou o governador.

Segundo o secretário adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, que acompanhou o governador na vistoria, o trabalho de distribuição foi iniciado na última semana e a previsão é a de que, até o final do mês, todas as regionais tenham recebido os materiais.

“O almoxarifado da Secretaria de Saúde, na região Central, recebe as seringas agulhadas e os refrigeradores e, de imediato, faz o repasse aos municípios. O nosso plano de contingenciamento, determinado pelo governador, teve início em setembro do ano passado. Na última semana já estabelecemos a distribuição dos materiais”, disse Marcelo Cabral.

Além do prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo, e da prefeita de Lavras, Jussara Menicucci, participaram da vistoria o deputado federal Diego Andrade e o primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Antônio Carlos Arantes.

Resultados

Graças às ações de prevenção e combate à covid-19, Minas segue como o estado brasileiro com a menor taxa de mortalidade da doença por milhão de habitantes. Desde o início da pandemia, uma série de medidas foi tomada com antecedência, como ampliação de leitos de UTI (de 2.072 em fevereiro para cerca de 3.900 atualmente), distribuição de 1.047 respiradores aos municípios e investimento de R$ 2,2 bilhões no combate à doença.

Alerta

O Governo de Minas também continua orientando a população mineira em relação aos cuidados a serem mantidos para controle da covid-19, em atenção ao aumento dos índices de transmissão da doença. A recomendação é sempre usar máscara, evitar aglomerações e fazer a higienização constante das mãos.

Liberdade Econômica

Ainda em Varginha, o governador Romeu Zema participou do evento nesta segunda-feira (11/1) que marcou a assinatura do decreto municipal de liberdade econômica. A medida segue os mesmos critérios definidos pelo programa do governo estadual Minas Livre para Crescer, lançado em setembro de 2020 pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede).

Zema destacou as ações de simplificação realizadas pelo seu governo. Até novembro de 2020, foram dispensados, pelo Governo de Minas, os alvarás de funcionamento de 642 atividades econômicas de baixo risco. Também foram revogados 139 normativos legais obsoletos por meio de um “revogaço”.

“Fizemos muitos avanços e conseguimos nestes dois primeiros anos de governo atrair quase R$ 90 bilhões em investimentos, valor mais de três vezes superior ao que o último governo fez em quatro anos. O mineiro é trabalhador, empreendedor. Estamos apenas no início. Nós queremos confiar no cidadão, em quem produz. Essa mudança de conceito é fundamental. O Brasil precisa ser um país seguro para quem trabalha”, afirmou o governador.

O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico do estado, Fernando Passalio, afirmou que a ação é importante para os empreendedores locais que precisam que, além do Estado, municípios também tenham a aplicabilidade da lei de liberdade econômica, tornando Minas um lugar mais fácil para se empreender.

“O objetivo do Minas Livre Para Crescer é simplificar a vida de quem trabalha, investe e gera empregos. Varginha está dando um importante passo na política de liberdade econômica. Estamos mostrando que o Governo de Minas está totalmente comprometido em simplificar”, reforçou Passalio.

O objetivo da prefeitura de Varginha é justamente assegurar a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, reduzir a interferência do Estado e simplificar e eliminar exigências administrativas que sejam desproporcionais ou desnecessárias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist