Pular para o conteúdo principal

Estreante na Câmara de Caxias do Sul, Maurício Scalco promete ajudar negócios e propor projetos que diminuam burocracia no município

Vereador eleito pelo Novo se define como "um cara apaziguador"

Mateus Frazão | Pioneiro


Dono de um estúdio fotográfico e de uma loja de cosméticos, o empresário Maurício Scalco (Novo) nunca se interessou pela por vivenciar a vida pública. Pelo contrário, posicionou-se como crítico, nos últimos anos, da política nacional nas redes sociais, onde também reverberou suas ideias e conseguiu compartilhar do sentimento de incômodo de amigos e conhecidos.

Maurício Scalco foi eleito com 1.736 votos e formará bancada com Mauricio Marcon | Antonio Valiente / Agencia RBS

Há cerca de um ano e meio atrás, entretanto, recebeu um convite para um café com Marcelo Slaviero — que viria a concorrer a prefeito de Caxias no pleito deste ano.

— Nesse café com o Slaviero, ele me convidou para participar do Novo. Eu até tinha restrição política na época, aí ele me disse: "temos de começar a botar pessoas novas para fazer diferente, vamos tentar gente nova na política, tentar trazer novas ideias, de pessoas que são empreendedoras e estão na iniciativa privada." Aí me convenceram e entrei no Novo _ relata.

Apesar de pertencer a uma família conhecida pela fotografia na cidade, nunca ninguém do seu núcleo exerceu qualquer cargo político ou teve participação em partidos. Logo, no entanto, Scalco foi ganhando espaço e confiança no meio político.

— Fui me envolvendo, e meus amigos e o Slaviero disseram para eu me candidatar. Eu não queria, disse que ajudava, mas não queria, mas eles acabaram me convencendo, comprei a ideia e acabei me elegendo. E para uma primeira tentativa, até que fui bem — avalia.

O dito popular que afirma "critica, então faz melhor" agora recai como uma responsabilidade para Scalco, que terá a oportunidade de apresentar o que pensa de diferente sobre os processos políticos de um parlamento.

— Uma tremenda responsabilidade, pelos votos que me deram e pela população de Caxias, pois temos de mostrar resultado. A população não quer político que esteja lá e não entrega o que promete. Eu tenho a chance de tentar fazer diferente algumas coisas — acredita.

Scalco firma como principal bandeira a promoção do empreendedorismo.

— Eu quero tentar agregar junto das outras pessoas (vereadores), tentar dar ideia da iniciativa privada no meio político e ajudar a criar leis para quem quer empreender, quem quer gerar empregos na cidade e ajudar a cidade se desenvolver.

Maurício Scalco foi eleito com 1.736 votos e formará bancada com Mauricio Marcon. Eles foram os primeiros vereadores eleitos pelo partido Novo na história da política caxiense.

"Sou um cara agregador"

Antes mesmo do início da legislatura, o colega de partido de Scalco, Mauricio Marcon, provocou o Partido dos Trabalhadores (PT) em vídeo que contestava o acordo partidário para ocupação da Mesa Diretora entre PT, PTB, PSDB e PSB. Marcon também afirma que montará uma frente "anti-PT" na Câmara, o que gerou desconforto nas relações entre os novos vereadores que sequer assumiram. Scalco, contudo, afirma que o Novo não assume posicionamentos radicais.

— O Novo tem papel independente, não está em nenhum dos lados radicais. O que for bom para Caxias do Sul, eu sou o cara que vai botar debaixo do braço e vai ajudar a passar. Esse acordo foi formado por quatro partidos, sem chamar o resto da Câmara para conversar, eles pensaram no lado deles e não pensaram no resto. A gente quer abrir o debate, isso não é uma divisão correta — alega.

Ele também garante que não havia um partido-alvo em específico, mas sim, apenas contrariedade com o sistema de divisão da Mesa e das comissões parlamentares.

— Não estamos brigando com ninguém, muito pelo contrário, sou um cara agregador, me dou bem com todo mundo, não brigo com ninguém, só achamos que a forma não está correta.

Apesar de dizer que defende uma divisão justa, Scalco acha que a distribuição no Legislativo deve beneficiar com minoria os partidos de esquerda:

— Nossa briga não é pessoal, nosso posicionamento partidário que é diferente. As urnas deram uma respostas, que se for ver, a grande maioria dos votos dos eleitos migram para o lado oposto da esquerda, então essa divisão tem de ser pensada na hora da divisão da Câmara.

Quem é

Perfil: 45 anos, natural de Caxias, morador do bairro Madureira. É formado em Administração e tem MBAs em Marketing e Varejo e comércio eletrônico. Ambos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).


Trajetória:
trabalha desde os 14 anos. Hoje é proprietário de um estúdio de fotografia e de uma loja de cosméticos. Nunca exerceu cargo público. Foi eleito pela primeira vez na primeira tentativa em que concorreu à Câmara.

Referências: Marcel Van Hattem (Novo), bancada federal do Novo e governador de Minas Gerais, Romeu Zema

Pessoal: é casado, tem uma filha de cinco anos (Júlia). Gosta de esportes (especialmente motociclismo). Torcedor do Grêmio e de Juventude e Caxias.

Propostas

Maurício Scalco cita principais propostas de seu mandato:

Fiscalizar uso do dinheiro público

"Quero ficar de olho no dia a dia e questionar sobre as empresas públicas, se precisam realmente ser públicas ou podem ser privatizadas".

Revogar leis

"Caxias tem nove mil leis e muitas delas atrapalham quem quer abrir seu negócio, quem quer empreender. Queremos revisar as leis para ajudar quem quer abrir o seu negócio, garantir maior liberdade para a atividade econômica. A melhor inclusão social que existe é gerar emprego ou deixar a pessoa montar o seu negócio".

Desburocratização

"Diminuir o pessoal do carimbo, tentar deixar mais online e fácil tudo".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist