Pesquisa identifica ponto de coleta de esgoto livre de coronavírus - NOVO Rio das Ostras (RJ)

Breaking News

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Pesquisa identifica ponto de coleta de esgoto livre de coronavírus

Monitoramento Covid Esgotos estima que total de infectados em Belo Horizonte segue em torno de 130 mil pessoas

Agência Minas

O monitoramento indireto da pandemia detectou, a partir da análise das amostras de esgoto, que pela primeira vez - nas últimas 13 semanas - o vírus não foi identificado em todas as amostras. Das nove regiões monitoradas na Bacia do Ribeirão do Arrudas (que recebe esgotos de Belo Horizonte e Contagem, Minas Gerais), uma região estava livre da presença de covid-19, nas amostras coletadas, de acordo com o Boletim de Acompanhamento nº 15, divulgado nesta sexta-feira (18/9).


Com isso, a frequência do vírus nas amostras de efluentes caiu de 100% para 88% na semana atual do estudo (semana epidemiológica 37, de 7 a 11 de setembro), na Bacia do Arrudas, retornando a situação similar àquela verificada na primeira semana de junho. Na Bacia do Ribeirão do Onça, que também recebe efluentes de BH e Contagem, todas as amostras seguem positivas para o coronavírus, em 16 semanas consecutivas.

O projeto Monitoramento Covid Esgotos é uma iniciativa conjunta da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT ETEs Sustentáveis/UFMG), em parceria com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Planejamento

Segundo o secretário de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, o 'Monitoramento Covid de Esgotos' foi um excelente instrumento para orientar ações do Estado no enfrentamento à pandemia.

"Com base nos dados divulgados por meio da pesquisa, o planejamento era discutido com os especialistas da SES-MG. Como podemos verificar nas informações apresentadas, há uma tendência de queda que temos falado nos últimos dias. No entanto, reforço que ainda não é momento para relaxar. As medidas de prevenção como distanciamento, o uso de máscaras, a lavagem das mãos e a utilização de álcool em gel continuam as melhores formas de prevenir a doença", afirma Amaral.

Monitoramento

A estimativa, em Belo Horizonte, é de que cerca de 130 mil pessoas estavam infectadas na última semana do estudo. A maior projeção foi registrada entre 20 a 24 de julho, com 850 mil pessoas infectadas. Já em Contagem, a estimativa de pessoas infectadas teve aumentou na semana mais recente, passando de cerca de 30 mil pessoas para 70 mil pessoas infectadas.

Os pesquisadores destacam que a pandemia ainda merece atenção. “Os dados apresentados indicam que as cargas virais no esgoto permanecem elevadas, o que demanda atenção, em especial nas sub-bacias destacadas no presente boletim”, consta no documento.

Clique no link para conferir o Boletim de Acompanhamento nº 15/2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here