Agência Minas
Com objetivo de facilitar e ampliar ainda mais o acesso do estudante surdo às atividades do Regime de Estudo não Presencial, proposto pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) durante a pandemia de covid-19, foram disponibilizadas videoaulas em Libras criadas especialmente para eles. O material para alunos dos ensinos fundamental e médio pode ser acessado em http://estudestudeemcasa.educacao.mg.gov.br.
SEE / Divulgação |
Os vídeos com aulas em Libras podem ser acessados na aba “Se Liga na Libras”. A ideia é que também sejam disponibilizados na página, posteriormente, os Planos de Estudos Tutorados (PETs) específicos que estão sendo utilizados pelos alunos surdos.
Diálogo e inclusão
A iniciativa foi realizada em sintonia com o Dia Nacional dos Surdos, comemorado no último sábado (26/9). A ação contou com a colaboração dos Centros de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) e, também, com a parceria de representantes do Movimento Bilíngue.
"O estreitamento do diálogo com os representantes do Movimento Bilíngue está gerando bons frutos para nossos estudantes. Além da produção das vídeoaulas e do material produzido para utilização durante o Regime de Estudo não Presencial, nosso contato possibilitará a continuidade do aperfeiçoamento das políticas públicas educacionais para o estudante surdo”, destaca a superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Esther Augusta Barbosa.
Atualmente, a rede pública estadual de ensino mineira conta com cerca de 3.1 mil alunos surdos ou com deficiência auditiva. Para que estes estudantes estejam sempre inseridos nas atividades propostas pelo ensino remoto, todas as teleaulas do programa Se Liga na Educação, por exemplo, contam com Tradutores e Intérpretes de Libras (TILS). Além disso, esses profissionais que atuam nas escolas, junto aos alunos, também elaboram PETs adaptados para as necessidades específicas dos estudantes.
Rede estadual
Para aprimorar o atendimento de alunos surdos e capacitar os professores da rede, a SEE/MG conta com cinco Centros de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) e dois Núcleos de Capacitação e Apoio Pedagógico às Escolas de Educação Básica.
Localizados nas cidades de Belo Horizonte, Montes Claros, Varginha, Uberaba e Diamantina, os CAS têm por objetivo a capacitação continuada de profissionais da Educação: professores regentes, TILS, professores de sala de recurso. Já os Núcleos de Capacitação e Apoio Pedagógico às Escolas de Educação Básica estão localizados nas cidades de Januária e Governador Valadares. Eles têm objetivo de oferecer curso de Libras para capacitar profissionais da Educação Básica das redes públicas e orientação às escolas e Superintendências Regionais de Ensino (SREs).
Nenhum comentário:
Postar um comentário