Pular para o conteúdo principal

Eleições em BH: Paiva quer prefeitura atuante em conflitos de ocupações urbanas

Candidato também propõe interlocução com o governo federal para viabilizar recursos para moradias populares na capital

Por Thaís Mota | O Tempo

Um dos problemas históricos de Belo Horizonte é a questão da moradia. Nos últimos anos, a capital mineira foi palco de alguns conflitos fundiários, e também viu crescer a maior ocupação urbana da América Latina, a ocupação Izidora, na região Norte da cidade, onde atualmente vivem aproximadamente 8 mil famílias.

Rodrigo Paiva e o Deputado Estadual Bartô (NOVO-MG) | Alex de Jesus

Para tentar solucionar o problema, o candidato do partido Novo à prefeitura de Belo Horizonte, Rodrigo Paiva, propõe que o Executivo atue como mediador entre as famílias que vivem em terrenos ocupados e os proprietários na tentativa de promover a regularização de áreas.

“A nossa grande proposta para essa área é um programa de regularização fundiária. Eu acho que já passou da hora de Belo Horizonte resolver essas questões, tanto das comunidades já pré-existentes como as mais recentes, como da Granja Werneck, que envolve até o Estado. Nosso objetivo é a resolução dessas questões”, propõe.

Ainda segundo Paiva, para isso, a prefeitura vai tentar viabilizar que uma empresa privada atue junto das pessoas que estão de posse do terreno e dos proprietários para tentar uma solução para o impasse. “A prefeitura então vai atuar como mediadora”, disse. No entanto, não disse se haveria indenizações e, se fosse esse o caso, qual seria a fonte dos recursos.

Ele também falou em uma interlocução com o governo federal para tentar viabilizar recursos do Casa Verde e Amarela, programa de habitação criado recentemente em substituição ao Minha Casa, Minha Vida. “Temos esse projeto novo da Casa Verde Amarela e, nele mesmo, já trata da questão da regularização fundiária e, se for necessário algum ajuste na legislação da capital, a gente vai tentar viabilizar pra que isso aconteça”, afirma. Em outro momento, disse que o programa poderia ser um meio para garantir a construção de moradias populares na capital.

Também defendeu uma mudança no pacto federativo para que os municípios tenham mais recursos e possam melhor atender às necessidades da população. “A prefeitura vai ter que usar recursos da federação porque 70% dos impostos no Brasil vão para a União, é o tal do pacto federativo. Inclusive, o Novo é a favor da revisão disso para que tenhamos mais recursos disponíveis para o município. Então, vamos atuar fortemente para que esses recursos para habitação do governo federal venham para o município de Belo Horizonte”.

Paiva criticou ainda a falta de dados atualizados sobre o déficit habitacional na capital - o que, segundo ele, é fundamental para a construção de uma política de moradia. De acordo com o último levantamento da Fundação João Pinheiro, a Grande BH tinha um déficit habitacional de pouco mais de 158 mil imóveis - sendo o maior entre as regiões metropolitanas da região Sudeste. Mas, os números não são atualizados desde 2015 e o cenário já pode ter se alterado. O levantamento também não traz dados só da capital.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist