Pular para o conteúdo principal

Alunos da rede pública de Minas recriam quadros renomados para se reconectarem com escola durante a pandemia (FOTOS)

Sob orientação de duas professoras de história, estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio participaram da atividade.

Por Alex Araújo | G1 Minas — Belo Horizonte

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, as professoras de história Tatiane Silva Mendes e Laís Maíne dos Santos propuseram uma atividade diferente para os alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 2º do ensino médio da Escola Estadual Paulo Pinheiro da Silva, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Reprodução de 'A Leiteira' — Foto: Escola Estadual Paulo Pinheiro da Silva/Divulgação

De acordo com Tatiane, o projeto “Qual fotografia você seria?” entrou em ação como atividade remota para aproximar os estudantes. A iniciativa teve como objetivo fazer com que os participantes recriassem obras de pintores renomados que mais se parecessem com eles.

“Procuramos chegar bem próximo ao maior número de alunos. A arte tem uma mágica. O que seria de nós sem a arte? Com a pandemia isso tudo ficou muito aquém”, fala Tatiane.

Para ela, nesses tempos tão complicados, ler um livro e escutar uma música, por exemplo, dão um acalento ao coração.

A professora disse que, ao todo, 103 trabalhos foram feitos pelos alunos, que contaram como atividade e carga horária, apesar de não valerem ponto.

Mais do que isso, Tatiane defende que a iniciativa serviu para adquirir conhecimento e ter contato, mesmo que virtual, com a escola.

“Com o contexto da pandemia eles estavam se afastando da escola e com o projeto houve uma reaproximação”, diz ela.

Limitações

Contudo, as educadoras precisaram se empenhar mais com os alunos que não têm internet em casa, mas quiseram participar. Foram o caso de moradores de distritos e áreas rurais.

Recriação de a 'Saudade' — Foto: Escola Estadual Paulo Pinheiro da Silva/Divulgação

Para eles não ficarem de fora, a escola disponibilizou material impresso. Aos que têm acesso à web, as instruções foram dadas por meio do Google Class.

Os materiais virtuais e impressos contaram com teoria e os alunos fizeram as releituras e recriaram as obras.

“Fotografias, redes sociais, imagens, arte e música. Os alunos são muito ligados a isso tudo”.

Votações

Depois dos trabalhos feitos, a escola abriu votações virtuais: uma popular e outra técnica feita por Mateus Alves Silva, doutor em história da arte pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A obra 'O Filho do Homem' — Foto: Escola Estadual Paulo Pinheiro da Silva/Divulgação

As três recriações escolhidas pelo especialista foram da aluna Ana Clara Soares Gualberto, do 6º ano, com a obra “A Leiteira”, do pintor Johannes Vermeer. Da Kamily Sá, do 9º ano, com “Saudade”, de Almeida Júnior. Por fim, “O Filho do Homem", de René Magritte, reproduzida pelo estudante Airton César Marques Augusto, do 1° ano do ensino médio.

No voto popular, o vencedor foi Yan Rodrigues Franco Stehling, do 7º ano. Ele recriou “O Bocejo”, de Joseph Ducreux.

Nesse processo criativo, a professora Tatiane conclui: “A arte não consiste somente nesta beleza instituída pela mídia. Ela pode ser encontrada em diferentes formas, em diferentes contextos”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist