Pular para o conteúdo principal

Familiares de custodiados contam com visitas virtuais em Divinópolis (MG)

Trabalho em equipe do Presídio Floramar resulta no atendimento de 100% dos familiares visitantes com cadastros ativos

Agência Minas

O Presídio Floramar, localizado em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, atendeu, por meio de visitas a distância, todas as famílias que possuem autorização e cadastro para visitação presencial. Ao todo, 290 visitas virtuais foram agendadas pelos profissionais da área de atendimento. Como resultado, todos os custodiados do presídio que recebiam as visitas familiares presenciais antes da pandemia puderam se encontrar virtualmente com seus filhos, esposas, maridos, pais e mães. A unidade é a primeira do estado a atender todos os familiares com cadastros ativos e válidos.

O projeto “A esperança vem de casa” já alcançou a marca de 2 mil visitas a distância | Divulgação / Sejusp

A suspensão das visitas em todas as unidades prisionais de Minas Gerais foi uma das determinações da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) para prevenir e controlar a disseminação da covid-19 no ambiente prisional. A solução encontrada para reduzir o impacto da ausência de visitas presenciais, tão importantes para o processo de ressocialização dos cerca de 60 mil custodiados que estão nas 194 unidades prisionais do Estado, foi colocar em prática a visita familiar virtual.

O projeto “A esperança vem de casa” já alcançou a marca de 2 mil visitas a distância, realizadas em 64 presídios e penitenciárias de Minas. A intenção é que todas as unidades possam oferecer em breve esta alternativa ao familiar.

Acolhimento

A duração de cada visita no Floramar é de 20 minutos, tempo suficiente para a emoção tomar conta de todos. Com Victor Neto, de 32 anos, não foi diferente. Ele conversou com a mãe, a esposa e seus dois filhos. “Eu estava com muita saudade da minha família. A emoção foi muito grande e, neste momento difícil por que todos estamos passando, a presença de quem a gente ama faz muita falta. Eu que tenho família lá fora, queria ter notícias deles, dos meus filhos. Graças a Deus, estão todos bem”, relata.

Eduardo Meirelles Costa tem 33 anos e teve a oportunidade de ver a mãe. Ele conta que a videoconferência foi uma excelente experiência que possibilitou colocar a conversa em dia e saber como estão os seus familiares. “Espero que o projeto possa continuar para que a gente possa ver a nossa família mais vezes. Foi muito bom mesmo ver a minha mãe e saber que ela está bem”, diz.

Empenho

Segundo a diretora de Atendimento da Floramar, Caroline Queiroz de Souza, o resultado deste trabalho somente foi possível porque a unidade prisional contou com o engajamento de servidores de todos os setores: segurança, administrativo e todas as demais áreas técnicas.

“Foram dezenas de ligações efetuadas, muitas vezes para a mesma família, a fim de poder explicar o passo-a-passo com riqueza de detalhes para o familiar conseguir acessar o aplicativo da chamada. São pessoas, na sua maioria, muito simples, e a nossa equipe se empenhou para explicar todas as dúvidas cuidadosamente e fazer o encontro virtual acontecer”, conta Caroline.

Como funciona

Engana-se quem imagina que o procedimento é simples. Não basta levar o preso do pavilhão até a sala da administração. Antes disso, é preciso entrar em contato com a família, realizar as instruções, enviar uma cartilha de procedimentos e agendar a visita. Caroline explica que, muitas vezes, a família não atendia as ligações da unidade e a orientação sempre foi para que a equipe insistisse, a fim de que ninguém ficasse de fora.

O presídio já tem um histórico de sucesso no uso da tecnologia para aproximar internos de seus familiares. Em 2019, implementou as visitas virtuais, com apoio do Poder Judiciário, para custodiados de outras comarcas que não recebiam familiares devido à distância das suas residências. A direção-geral, que tem à frente Elisabete Pinheiro Fernandes, é reconhecida por fomentar as práticas de ressocialização, aliadas à segurança.

“A esperança vem de casa”

O projeto “A esperança vem de casa” foi elaborado pela Diretoria de Assistência à Família, do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, pertencente à Sejusp. O objetivo é permitir que os vínculos familiares sejam mantidos durante este período de pandemia, quando as visitas presenciais estão suspensas em todas as 194 unidades prisionais do Estado.

O Governo de Minas fez um investimento da ordem de R$ 2,5 milhões para compra e instalação de computadores e demais equipamentos para que presídios e penitenciárias pudessem realizar tanto audiências judiciais por videoconferência, quanto visitas familiares a distância. O mesmo equipamento distribuído para realizar as audiências de custódia está sendo utilizado para aproximar aqueles que estão privados de liberdade dos seus familiares.

Além das visitas virtuais, os familiares podem ter contato com seus parentes por meio de cartas (ação prevista para todas as unidades e com média de 35 mil recebimentos por semana) ou ligações telefônicas (o número é diferente em cada unidade e deve ser fornecido pelo presídio ou penitenciária; a média semanal é de 15 mil ligações realizadas).

Camiseta Dryfit Branca (Masculina)

Camiseta Dry Fit Branca (Masculina)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist