Pular para o conteúdo principal

Unidades prisionais de Minas realizam ação simultânea de desinfecção e limpeza geral

Equipamentos adquiridos especialmente para prevenção e combate à Covid-19 estão sendo utilizados


Agência Minas

Todas as 195 unidades prisionais de Minas Gerais, dentre penitenciárias, presídios, centros de remanejamento e unidades de saúde realizam, nesta terça-feira (5/5), ação simultânea de limpeza e desinfecção. Espaços como celas, pátios, áreas administrativas e técnicas, portarias, guaritas e veículos passam por higienização. A partir desta semana, a ação simultânea está programada para acontecer todas as terças-feiras. 

imagem de destaque
A iniciativa, feita em forma de mutirão com mão de obra prisional, reforça as medidas preventivas que têm sido praticadas no sistema | Divulgação / Sejusp

O diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Rodrigo Machado de Andrade, destaca que a iniciativa conta com apoio dos diretores regionais e dos diretores gerais das unidades prisionais. “Esta ação, aliada a outras já implantadas, traz mais segurança e tranquilidade para os detentos, servidores e seus familiares”, afirma.

A iniciativa, feita em forma de mutirão com mão de obra prisional, reforça as medidas preventivas que têm sido praticadas no sistema. Um dos protagonistas desta mobilização no combate a Covid-19 é o pulverizador ou bomba de costas, utilizado para aplicar a solução de água com hipoclorito - água sanitária - em todas as instalações prediais e viaturas.

Nesse cenário, entra em ação também a lavadora de alta pressão. Para isto, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) adquiriu 250 unidades do pulverizador e 200 da lavadora. Além de aproximadamente 2 mil botas e botinas, álcool em gel e líquido. Também foram distribuídas mais de 22 mil caixas de luvas para procedimentos diversos, juntamente com os itens normalmente utilizados nas limpezas de rotina, como detergente, desinfetante, sabão e sabonete.

No Complexo Penitenciário de Ponte Nova, na Zona da Mata, a diretora de atendimento, Aline Araújo, explica que as orientações sobre os protocolos de higiene se tornaram mais intensas desde o início da pandemia. “Somos muito cuidadosos na manutenção e na limpeza do espaço; esta é a melhor forma de prevenir e combater os principais tipos de patologias, especialmente no ambiente carcerário”, reforça.

Já o diretor-geral da Penitenciária Professor Ariosvaldo Campos Pires, em Juiz de Fora, Bruno Aguiar, comemora a chegada dos novos equipamentos. “Eles facilitam bastante o trabalho de limpeza dos pavilhões, de uma forma mais eficiente. É incontestável que esta e outras medidas são fundamentais no combate ao novo coronavírus”, destaca.

Outras medidas

Para combater a disseminação do coronavírus em todo o ambiente prisional, o Governo de Minas tem atuado em várias frentes. As visitas foram suspensas para evitar a circulação de pessoas externas, assim como a entrega, até então opcional, de kits suplementares contendo alimentos, remédios entre outros insumos, para evitar a circulação de materiais contaminados. Esses itens continuam sendo fornecidos pelas unidades prisionais e recebidos, ainda, via Correios.

No sentido de evitar a contaminação por novos presos, foram criadas 30 unidades de referência, que funcionam como centros de triagem e portas de entrada para novos detentos. As pessoas presas em Minas Gerais são encaminhadas para uma unidade específica em cada região e ficam por um período de 15 dias em quarentena e observação. Após comprovação de que estão saudáveis, elas são levadas a novas unidades prisionais.

No caso de presos que já se encontram no sistema prisional e apresentam sintomas da Covid-19, o protocolo é instaurar isolamento imediato, realizar exames e, em caso de confirmação, encaminhar para tratamento em hospital, com escolta da Sejusp.

Para evitar o contágio via profissionais de segurança, as escalas de trabalho foram alteradas, de forma a diminuir a circulação desses profissionais dentro e fora das penitenciárias. Além disso, o Estado também está distribuindo equipamentos de proteção individual nas estruturas prisionais.

Camiseta Dryfit Branca (Masculina)

Camiseta Dry Fit Branca (Masculina)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist